

Maricá realiza I Fórum de Alimentação e Nutrição para promover saúde e sustentabilidade | Divulgação/Cauã Santana/Prefeitura de Maricá
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na última quinta-feira (28/08) o I Fórum de Alimentação e Nutrição – Nutrir Maricá, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá (Facmar), no Flamengo. O encontro teve como tema “Dos espinhos aos frutos, do campo à mesa: o resgate da nutrição raiz” e celebrou o Dia do Nutricionista, lembrado em 31 de agosto.
O fórum reuniu profissionais da saúde, coletivos agroecológicos, lideranças indígenas, acadêmicos e estudantes, em um dia de discussões sobre políticas públicas, sustentabilidade e promoção da alimentação saudável.
Mesas de debate e trocas de experiências
A abertura contou com uma mesa mediada por Pryscila Fernandes Campino Miranda, com a participação de Fernanda Garcia (Inova Agroecologia), Maria Vitória Santos da Silva (Coletivo Aquilombar na Lagoa), Iraci Para Poty Nunes de Oliveira Menegatti Soares (Aldeia Mata Verde Bonita – Tekoa Ka’Aguy Ovy Porã) e Andrei Bentes (Cooperativa Manada Agroecológica). O grupo debateu práticas de produção, agroecologia e valorização da cultura alimentar comunitária.
Na sequência, a segunda mesa trouxe a atuação do nutricionista na Rede de Atenção à Saúde de Maricá, mediada por Diego da Silva Rezende, com Graziele Vasconcelos (Atenção Primária), Rosana Gomes da Silva (Serviço de Atendimento Domiciliar) e Aline Victor Cordeiro (Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara), destacando o papel do trabalho multiprofissional.
+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI
À tarde, a professora Juliana Pereira Casemiro apresentou a palestra “Sistemas Alimentares Sustentáveis e Saudáveis: os desafios éticos e as possibilidades de esperançar”. Depois, a terceira mesa, mediada por Nayara Peixoto Silva, trouxe reflexões sobre os rumos da nutrição com Victor Hugo Cordeiro (Universidade de Vassouras), Josiane Azevedo (Secretaria de Educação) e Marlon Santos (Gerência de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde).
Declarações
O secretário de Saúde de Maricá, Marcelo Velho, reforçou a importância do evento:
“O fórum reafirma nosso compromisso em ampliar o acesso à alimentação saudável e de qualidade, aproximando o saber científico das práticas tradicionais e comunitárias”, destacou.
Já Marlon Santos, gerente de Alimentação e Nutrição do município, ressaltou o papel dos nutricionistas:
“A nutrição transforma vidas, promove saúde e previne doenças. É uma honra participar da construção desse evento que valoriza tanto nossa profissão.”
Integração entre cultura e saúde
O fórum também contou com apresentações do Laboratório da Cena Real e do Coletivo Aquilombar na Lagoa, reforçando a integração entre cultura, saúde e alimentação saudável.


Maricá realiza I Fórum de Alimentação e Nutrição para promover saúde e sustentabilidade | Divulgação/Cauã Santana/Prefeitura de Maricá
O encontro encerrou com a reafirmação do compromisso de fortalecer a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, garantindo o acesso a uma alimentação adequada, sustentável e de qualidade em todos os distritos de Maricá.
Rede de nutrição em Maricá
O município conta com nutricionistas em toda a rede de saúde:
-
Na Atenção Primária, profissionais atuam em equipes multiprofissionais nas Unidades de Saúde da Família (USF).
-
No Hospital Municipal Conde Modesto Leal, além do atendimento clínico, desenvolvem oficinas educativas como Mini Chef e Alimentação Divertida na pediatria.