As fortes chuvas que atingem o estado do Rio de Janeiro desde sexta-feira (22) castigaram Cachoeiras de Macacu. O transbordamento dos rios provocou inundações em casas e ruas, dificultando a locomoção e causando transtornos para os moradores.
► Cachoeiras de Macacu está em alerta vermelho – Vídeos
Imagens nas redes sociais mostram a gravidade da situação, com carros submersos e vias totalmente tomadas pela água. Segundo a Defesa Civil Municipal, mais de 4 mil pessoas foram impactadas, com cerca de 700 desalojados e 137 desabrigados. Dessa forma, a cidade está em estado de alerta máximo, e a população é orientada a evitar deslocamentos.
► Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui
Contudo, neste domingo (24), a Defesa Civil atua no bairro São José da Boa Morte, onde famílias estão ilhadas pela inundação. O Corpo de Bombeiros foi acionado para auxiliar no resgate.
► Campos: Governo cria Gabinete de Crise devido as chuvas
Enfim, apesar da chuva ter diminuído, o nível do rio continua subindo. Sendo assim, a Defesa Civil pede que os moradores de áreas de risco fiquem atentos e procurem abrigo em um dos 16 pontos de apoio disponíveis na cidade.
►Abastecimento de água comprometido em bairros de Teresópolis
Assim, a lama atinge os pontos de captação de água, causando problemas no abastecimento. A AMAE, autarquia municipal de água e esgoto, prioriza o fornecimento para o Hospital Municipal e a UPA, enquanto trabalha para reestabelecer o serviço para toda a população.