
SP investe em fortalecimento dos circos com editais, festival e premiação | Divulgação/Ricardo Pimentel
O governo de São Paulo lançou ações para fortalecer os circos paulistas, com foco em reconhecimento e financiamento das trupes.
Coordenadas pela Secretaria de Cultura e viabilizadas via convênio com a Associação Paulista Amigos da Arte (APAA), as medidas incluem o programa Pró-Circo, a volta do Troféu Picadeiro e o Festival de Circo SP, que terá edição gratuita em Piracicaba.
Pró-Circo destina até R$ 500 mil para melhorias estruturais
A primeira ação é o Pró-Circo, que já escolheu o Circo Miller para receber até R$ 500 mil. Os recursos serão usados na manutenção estrutural, segurança, capacitação da equipe, identidade visual, planejamento e documentação.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Como contrapartida, o circo fará apresentações gratuitas em escolas. O processo de execução ocorrerá por seis semanas em dois municípios, ainda em seleção.
Troféu Picadeiro e festival ampliam visibilidade do setor
Já o Troféu Picadeiro abrirá inscrições em 1º de agosto com nove categorias para artistas e uma para instituições. O prazo se encerra em 14 de setembro. Os vencedores serão conhecidos em dezembro.
De 28 a 31 de agosto, a 18ª edição do Festival de Circo SP acontece em Piracicaba, com três lonas montadas e palco ao ar livre. Serão 40 atrações gratuitas, incluindo ações para estudantes e acolhidos de instituições assistenciais.