O Folha do Leste realiza, nesta terça-feira (23), às 17h, a primeira sabatina com os candidatos à Prefeitura de Niterói para as eleições municipais de 2024. As entrevistas acontecem no plenário da Câmara Municipal de Niterói, em um formato que visa promover a participação cidadã e o respeito ao processo eleitoral. E o primeiro entrevistado se trata de Bruno Lessa (Podemos), candidato pela Coligação Niterói Pode Mais.
A sabatina terá transmissão ao vivo pela página oficial do portal no Facebook (@folhadoleste), com a gravação disponível no YouTube a partir do dia seguinte.
A dinâmica do evento contará com a apresentação de André Freitas, diretor-executivo do Folha do Leste, bem como de outros jornalistas da casa, como Vicente Dattoli e Rodrigo Sullivan. A arguição tem como objetivo criar um ambiente de perguntas rápidas e diretas, sobretudo com garantia equidade para todos os candidatos. Principalmente, porque as 15 perguntas iniciais serão as mesmas para todos.
“Podemos adiantar que não faremos perguntas obvias, ou seja, dentro do discurso que cada candidato já vem produzindo dentro de suas campanhas. Muito menos relacionado ao passado deles, pois isso cabe ao Ministério Público. O que desejamos é provocar respostas sobre as situações que verdadeiramente ocorrem numa administração após a eleição”, destaca André.
Participação e regras
Apenas os quatro candidatos que cumprem os critérios de representatividade no Congresso Nacional foram convidados para as sabatinas.
Cada pergunta terá no máximo 30 segundos, enquanto os candidatos terão até 1 minuto e 45 segundos para responder, com uma tolerância adicional de 15 segundos. No total, 15 perguntas iguais serão direcionadas a todos os candidatos, seguidas por uma parte aberta para outras questões.
Por se tratar de uma sabatina, e não um debate, as regras não permitem comentários ou críticas pessoais sobre os adversários. Qualquer ofensa, calúnia ou difamação resultará na interrupção imediata da fala do candidato. Na terceira violação das regras, a entrevista terá fim.
Logo, as entrevistas devem esclarecer os eleitores e promover um ambiente de discussões respeitosas e informativas sobre o futuro de Niterói.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI