EsportesFutebol

Flamengo vence o Fluminense e larga na frente na decisão do Cariocão 2023

A casa estava cheia. O palco preparado para o show. O Maracanã, com o gigantismo que lhe faz sinônimo de tantas coisas, ansiava por um jogo que pudesse germinar as adormecidas sementes da antiga grama que ali formavam o verde tapete que era estendido à realeza do futebol, nos jogos em que o importante era vencer – não só pela rivalidade – mas também pela imortalidade que fazer parte da história de apenas um das centenas de confrontos entre estas equipes é capaz de fazer para transformar de forma mágica a vida e a carreira de um atleta.

Não é à toa que o Fla X Flu, é o mais charmoso dos clássicos do futebol brasileiro. E quando se trata de decisão de título carioca, o glamour aumenta ainda mais: afinal, os dois clubes são os maiores vitoriosos desta competição (Fla 36 x Flu 32), que por muitos anos foi a mais atraente das disputas regionais do país.

Se jogar um Fla x Flu já é mágico, imagine quando ele vale título. E mais: quando este jogo está relacionado com a sua história de vida, com a sua origem, com o seu destino.

O que se pode dizer da partida é que foi mais um jogo muito disputado entre as duas equipes. Com as suas apaixonantes torcidas fazendo uma linda festa nas arquibancadas. E com o Flamengo tentando tomar a iniciativa do jogo, nos minutos iniciais, pressionando o Fluminense, chegando com perigo à meta tricolor aos 5′, num chute de fora da área de Cebolinha. A resposta do Flu veio aos 10′, com Árias, que deixou de marcar ao ficar cara a cara com o goleiro Santos, que fez excepcional defesa.

No geral, o primeiro tempo foi um jogo muito tático, apesar de Fábio ter tido um pouco mais de trabalho do que Santos E jogos com esse tipo de característica não costumam ter gols, a não ser em lances em que há falhas defensivas, sem dar qualquer mérito ao gol marcado, por mais validade que o mesmo possa ter.

Todo esse preâmbulo pode ser considerado por muitos ultrapassado para o “jornalismo moderno” (não seria jornalixo?). Mas o que move o futebol é a paixão. É o sentimento. E o placar dessa partida está muito relacionado a isso.

O jogo terminou 2×0. Placar construído no segundo tempo. Com gols marcados por Ayrton Lucas e Pedro. Dois meninos de Xerém, revelados ainda nas categorias de base do Fluminense. Coube a esses dois meninos, que devem ainda ter especial lugar no coração da torcida tricolor, o papel de algozes na partida de hoje. Não é o primeiro FlaxFlu deles. Já jogaram outros, inclusive vestindo a camisa tricolor. Mas esse vai entrar para a história de suas carreiras e da partida em si.

Com esse resultado, o Flamengo pode até perder por um gol de diferença na partida de volta que será campeão estadual. As equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo (9), às 18h, novamente no Maraca.

Ficha técnica
Flamengo 2×0 Fluminense – Jogo de ida da final do Campeonato Carioca
Local: Maracanã, RJ
Data e hora: 01/04/2023 às 20h30
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães, Luiz Claudio Regazone e Michael Correia
Cartões amarelos: Ganso (FLU), Pedro Rangel (FLU), Thiago Maia (FLA), Léo Pereira (FLA), Ayrton Lucas (FLA) e André (FLU)
Cartões vermelhos: Samuel Xavier (FLU) e Fernando Diniz (FLU)
Gols: Ayrton Lucas (5’2ºT) e Pedro (22’2ºT).

Escalação do Flamengo
Santos; Varela, Fabrício Bruno, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Vidal), Gerson e Matheus França (Everton Ribeiro); Everton Cebolinha (Gabi) e Pedro.
Técnico: Vitor Pereira.

Escalação do Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Nino, David Braz e Alexsander; André, Martinelli (Felipe Melo) e Ganso (Guga); Jhon Arias, Keno (Gabriel Pirani) (Vitor Mendes) e Germán Cano.
Técnico: Fernando Diniz.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Esportes