O Flamengo viu sua invencibilidade na temporada de 2024 ser encerrada nesta quarta-feira (24), em um jogo dramático contra o Bolívar, na altitude de La Paz, pela Libertadores da América. Com gols de Chico da Costa e Bruno Sávio, os bolivianos reverteram a vantagem inicial do Rubro-Negro, anotada por Viña, e conquistaram a vitória por 2 a 1.
Começo fulminante e empate rápido
O Bolívar não deu tempo ao Flamengo para aclimatar. Logo no primeiro minuto, Chico da Costa cabeceou com precisão para abrir o placar para o time da casa. A resposta rubro-negra veio rápida, aos 4 minutos, com um golaço de Viña, em jogada de velocidade, pela esquerda, que finalizou de fora da área com categoria.
LEIA TAMBÉM: ►Libertadores: Botafogo acaba com invencibilidade de 8 meses do Universitário
A partir do empate, o Bolívar tomou conta do primeiro tempo, pressionando o Flamengo e criando chances. Aos 25, Patito Rodriguez finalizou dentro da área, para uma grande defesa de Rossi. A melhor chance do Flamengo aconteceu aos 38 minutos, em bola cruzada da esquerda para Bruno Henrique, mas ele colidiu com a trave.
O goleiro rubro-negro, Rossi, Souza, também fez boa defesa, no final da etapa inicial, em outro chute de Patito Rodríguez para evitar o segundo gol dos anfitriões. No intervalo da partida, a equipe boliviana tinha mais posse de bola (58%) e finalizações (13×7).
Erro rubro-negro pune e Bolívar garante vitória
No segundo tempo, o Flamengo se segurava em campo, buscando um contra-ataque para empatar a partida. A defesa rifava a bola e o meio-campo mal construía. No entanto, aos 16 minutos, a bola puniu os rubro-negros, pois um erro coletivo custou muito caro. Igor Jesus errou o corte no meio-campo, Saucedo tocou para Bruno Sávio, que finalizou com precisão para colocar o Bolívar na frente.
O Flamengo teve chances de empatar no segundo tempo. Aos 26 minutos, Gerson lançou Bruno Henrique, que quase finalizou na frente do goleiro Lampe, mas o arqueiro boliviano se destacou.
Logo em seguida, um minuto depois, Matheus Gonçalves cruzou para Lorran, que finalizou por baixo das pernas de Lampe. Porém, a bola tocou no goleiro antes de sair pela linha de fundo.
Fim de invencibilidade
Com a derrota, por fim, o Flamengo perde sua invencibilidade na temporada de 2024. Ainda mais que o Rubro-Negro era o único time da Série A do Brasil sem derrotas. Agora, soma 14 vitórias, 6 empates e 1 derrota em 21 jogos oficiais no ano. Além disso, o Flamengo chega a 6 jogos sem vencer fora de casa pela Libertadores, igualando sua pior sequência como visitante na competição.
Ficha técnica
Bolívar 2×1 Flamengo
Local: Estádio Hernando Siles – La Paz, Bolívia
Data e hora: 24/04/2024 às 21h30
Arbitragem: Alexis Herrera (VEN), Tulio Moreno (VEN) e Lubin Torrealba (VEN)
Gols: Francisco da Costa (1’1ºT), Viña (4’1ºT) e Bruno Sávio (16’2ºT).
Flamengo: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz, Léo Ortiz (Matheus Gonçalves) e Viña; Igor Jesus, De La Cruz (Lorran) e Gerson; Victor Hugo (Luiz Araújo) e Bruno Henrique. Técnico: Tite.
Bolívar: Lampe; Saavedra (Luis Paz), Orihuela, Jesús Sagredo e José Sagredo; Justiniano, Saucedo, Ramiro Vaca e Bruno Sávio; Pato Rodríguez e Francisco da Costa. Técnico: Flavio Robatto.