
Foto: Felipe D C Martins – Agência F8 – Gazeta Press
Neste domingo (17), o São Paulo conquistou uma importante vitória sobre o Flamengo por 1 a 0, no Maracanã, na primeira partida da final da Copa do Brasil. Mesmo diante de um estádio lotado e com maioria flamenguista, o Tricolor conseguiu construir a vantagem fora de casa com um gol de Calleri ainda no primeiro tempo.
Agora, os são-paulinos terão a oportunidade de definir a disputa no próximo domingo (24), no Morumbi. Para levar o título inédito, basta um empate por qualquer placar. Já para o Rubro-Negro, será necessária uma vitória por um gol de diferença para levar a disputa para os pênaltis, ou uma vitória por dois gols ou mais para garantir a conquista no tempo normal.
“Leia mais notícias sobre Esportes Aqui”
Durante o jogo, cinco lances marcantes chamaram a atenção dos torcedores. No primeiro tempo, o São Paulo teve a primeira grande chance com Calleri, mas o goleiro Matheus Cunha fez uma defesa segura. Pouco depois, o Flamengo teve uma oportunidade de resposta, mas Beraldo conseguiu cortar o cruzamento de Bruno Henrique para Rafael defender.
A abertura do placar a favor do São Paulo parecia inevitável. No fim da primeira etapa, Rodrigo Nestor fez um cruzamento preciso e Calleri aproveitou um vacilo da defesa flamenguista para cabecear e marcar o gol.
Primeiro Tempo
Antes mesmo do intervalo, o técnico Jorge Sampaoli deixou o campo rumo ao vestiário do Maracanã, confundindo o apito de um impedimento com o do final da primeira etapa, e não retornou ao banco de reservas, apesar de ter sido avisado do engano.
Segundo Tempo
No segundo tempo, o Flamengo partiu para o ataque após a entrada de Everton Ribeiro e conseguiu criar volume ofensivo suficiente para tentar o empate, chegando até mesmo a ter uma bola tirada em cima da linha por Pablo Maia. No entanto, a equipe visitante demonstrou sinais de cansaço e não apresentou reação.
Apesar da alta renda de mais de R$ 26 milhões, que se tornou a maior da história do futebol brasileiro, a torcida do Flamengo vaiou o recorde anunciado no Maracanã, protestando contra os ingressos caros e descontente com o presidente Rodolfo Landim.
Agora, as equipes se preparam para o jogo de volta, que acontecerá no próximo domingo (24) no Morumbi. Antes disso, o Flamengo enfrentará o Goiás fora de casa na próxima quarta-feira (20), enquanto o São Paulo receberá o Fortaleza pelo Brasileirão no mesmo dia.
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 0 x 1 SÃO PAULO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 17/9/2023, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa/CE)
VAR: Rafael Traci (VAR-Fifa/SC)
Público e renda: 67.350 torcedores/R$ 26.343.300,00
Cartões amarelos: Victor Hugo e Léo Pereira (FLA) Alisson (SAO)
Cartões vermelhos: Não Houve
Gols: Calleri, 45’/1ºT (0-1)
FLAMENGO: Matheus Cunha; Wesley (Matheuzinho, 33’/2ºT), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar (Thiago Maia, 33’/2ºT), Victor Hugo (Everton Ribeiro – intervalo) e Gerson; Gabriel (Everton Cebolinha, 30’/2ºT), Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli.
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista (Welington, 29’/2ºT); Pablo Maia, Alisson (Gabriel Neves, 14’/2ºT), Rodrigo Nestor (Michel Araújo, 20’/2ºT), Wellington Rato (Juan, 29’/2ºT) e Lucas Moura (Luciano, 20’/2ºT); Calleri. Técnico: Dorival Júnior.