A Fifa revelou, hoje (14), os finalistas do prêmio de melhor jogador do mundo no The Best 2023. Lionel Messi, craque argentino do Inter Miami e atual vencedor da premiação, terá a concorrência de Haaland, da Noruega e do Manchester City, e Mbappé, da França e do PSG. O ganhador será anunciado em Londres, durante a cerimônia marcada para 15 de janeiro de 2024.
O período de avaliação do The Best 2023 para os jogadores masculinos foi mais curto do que o habitual, abrangendo de 19 de dezembro de 2022, um dia após a Copa do Mundo no Catar, até 20 de agosto de 2023.
“Leia mais notícias sobre Esportes Aqui”
Haaland encerrou a temporada europeia com 56 gols, o que lhe rendeu o prêmio de melhor jogador da Europa em 2022/23, conhecido como Chuteira de Ouro. Ele marcou 36 gols no Campeonato Inglês, estabelecendo um recorde, além de liderar a artilharia da Liga dos Campeões, com 12 gols. O jogador também foi fundamental na conquista da Copa da Liga pelo Manchester City, garantindo assim a Tríplice Coroa.
Durante esse período, Lionel Messi se tornou o maior artilheiro das cinco principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), com 496 gols. O argentino também conquistou o Campeonato Francês ao lado de Mbappé. Os indicados para o prêmio já haviam sido anunciados em setembro, com uma lista de 12 nomes, sendo metade deles jogadores do Manchester City.
Vale ressaltar que Vini Jr, atacante do Real Madrid e o nome brasileiro mais proeminente na Europa, não foi selecionado como um dos finalistas.