Mais de 100 unidades escolares da rede estadual do Rio de Janeiro participaram das semifinais do Festival Transformar Talentos Seeduc 2024, evento que destaca talentos artísticos de estudantes de todo o estado. Nesta segunda (4) e terça-feira (5), 610 alunos sobem ao palco da Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio, para concorrer a uma vaga na final, marcada para o dia 10 de dezembro. A competição, que promove o desenvolvimento cultural entre os jovens, reúne 110 escolas e 155 apresentações artísticas, de música, dança e teatro, totalizando 1.510 alunos inscritos.
As performances deste ano abordam a temática “G20 – Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, vinculando-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (ODS 13) da Agenda 2030 da ONU, que defende a necessidade de ações urgentes para enfrentar mudanças climáticas.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, participou do evento e destacou o impacto transformador do festival.
Esse festival ecoa a voz mundial da cultura e da arte. Queremos que nossos alunos usem o conhecimento adquirido nas escolas para contribuir com um mundo mais justo, sustentável e igual”, declarou Barreto.
Entre as participantes, Ana Vitória, de 17 anos, do Ciep 297 Padre Salesio Schimid, localizado no Vale do Café, emocionou o público com uma dança temática sobre queimadas. A estudante está esperançosa de ir para a final.
Gostamos bastante da nossa apresentação. Porém, o mais importante de tudo isso é conscientizar as pessoas sobre as queimadas. Recentemente, vivenciamos um momento bem crítico em relação a isso. O mundo precisa de ajuda.
.
Sobre o Festival Transformar
O Festival Transformar, promovido pela Seeduc-RJ, busca descobrir e valorizar os talentos artísticos dos estudantes da rede estadual, por meio da subsecretaria de Gestão de Ensino. Em sua segunda edição, o evento contempla três categorias: Música – Solo, Dança e Teatro (Esquete). Os projetos apresentados foram desenvolvidos pelos alunos em parceria com professores, com foco na promoção de ações que incentivem um futuro mais sustentável e igualitário, conforme o ODS 13.
+ LEIA TAMBÉM:Estudantes expõem sua artes em museu de Niterói
A subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc-RJ, Joilza Rangel, ressaltou o impacto do festival sobre a rede estadual de ensino.
Estamos muito felizes e orgulhosos de valorizar nossos talentos da rede nesta 2ª edição do Festival Transformar. A arte pode mudar vidas, e o resultado do que estamos vendo é fruto de muito trabalho e compromisso das nossas escolas. Todos os participantes já são vitoriosos!”, enfatizou a subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc-RJ, Joilza Rangel.
Ao longo das semifinais, a expectativa é que o festival receba um público de 2.311 pessoas, entre competidores e espectadores.