O Museu da República, localizado no Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro, recebe até domingo (3) uma celebração especial do “Día de los Muertos”. Com entrada gratuita, o evento ocorre diariamente das 9h às 18h, transformando o jardim do museu em uma autêntica homenagem ao tradicional “Dia dos Mortos” mexicano.
O público pode conferir diversas apresentações culturais, que incluem música ao vivo, peças de teatro e performances de carnaval. Além disso, 90 expositores marcam presença, oferecendo artesanato e moda inspirados nas “catrinas”, famosas caveiras mexicanas que simbolizam a Deusa da Morte. Barracas gastronômicas e apresentações de mariachis trazem ainda mais autenticidade e garantem uma imersão completa na cultura mexicana.
Homenagens e Programação Cultural no Dia de Finados
A programação começou na sexta-feira (1º) e inclui homenagens às cantoras Rita Lee e Rita Guerrero. No sábado, feriado do Dia de Finados, o repertório musical será dedicado especialmente à data, com músicas que ganharam fama no filme “Viva, a vida é uma festa!”. A festa destaca também a influência da pintora Frida Kahlo, recriando o estilo vibrante e colorido de suas obras.
Tradição e Parceria Cultural no Museu da República
Este é o terceiro ano em que o evento é realizado no Museu da República. O projeto é fruto de uma parceria entre o Consulado Geral do México e o Circuito Carioca de Artes e Culturas. No ano passado, o evento atraiu cerca de 52 mil pessoas em um único dia de celebração. No México, a celebração do “Día de los Muertos” reúne música, comidas, bebidas e celebrações alegres em homenagem aos entes falecidos.
O Museu da República está localizado na Rua do Catete, 153, próximo à estação de metrô do bairro.