Uma das datas religiosas mais esperadas do ano está chegando: o Dia de São Pedro, celebrado em 29 de junho. Em Niterói, o glorioso apóstolo é grandiosamente festejado, principalmente pelas colônias de pescadores. E uma das comemorações mais aguardadas acontece em Jurujuba, abrindo com as sete chaves de ferro do Santo os caminhos de quem nele busca alcançar sua graça.
Assim sendo, o bairro já vive o clima da festa e se organiza para festejar São Pedro intensamente, por três dias. Afinal, a divindade representa a pedra fundamental da Igreja de Jesus. De igual forma, um pescador de almas em nome d’Ele.
+ LEIA TAMBÉM: ► Padre pecador vira vítima de chantagem; Deus viu tudo
Assim, os festejos relacionados a São Pedro estão sempre repletos de simbolismo e representações. Acima de tudo, personifica os trabalhadores da pesca, pois esse era seu ofício. Logo, sua celebração, dentro do contexto dos festejos juninos, multiplica sentimentos de gratidão, alegria e felicidade em diversas partes do mundo. E, em Niterói, sua presença se faz forte, na fé daqueles que ganham seu pão tanto no mar, assim como em nosso tradicional mercado de peixe que leva o seu nome.
+ LEIA TAMBÉM: ►Assaí Atacadista abre vagas de emprego em Niterói e São Gonçalo; Veja
Com mais de 128 anos de tradição, a Festa de São Pedro em Niterói se trata de um dos eventos mais tradicionais da cidade. E consiste num momento emblemático de celebração da fé, e cultura local. Também, para se divertir com toda a família, pois a variada e diversificada programação da festa enlaça devoção, entretenimento e lazer.
+ LEIA TAMBÉM: ► Thiago Pampolha veta licenciamento de veículos com IPVA parcelado no Estado do Rio
Três dias de celebração
Na sexta-feira (28), as barraquinhas já estarão funcionando a pleno vapor, oferecendo os tradicionais quitutes típicos, doces e bebidas para todos os paladares. À noite, a festa esquenta com shows ao vivo.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Mas no sábado (29), data oficial de São Pedro, a programação religiosa toma conta do dia. As missas e bênçãos na igreja têm início às 5h da manhã. Entretanto, a partir das 10h, acontece um dos momentos mais esperados da celebração religiosa: a saída da imagem de São Pedro em procissão pelas ruas de Jurujuba, em direção ao Cais.
Em seguida, o santo embarca na voadeira “Vó Lurdes” para uma barqueata pela Baía de Guanabara. No sorteio realizado para a escolha da embarcação que levaria a imagem do santo, a honra coube a Luiz Henrique Salema.
Nascido e criado em Jurujuba, Salema vem de uma genuína linhagem de pescadores. E pela primeira vez ele conduzirá São Pedro em sua embarcação pelas águas da Baía de Guanabara, cumprindo este ritual repleto de simbolismo e devoção. O percurso, feito num cenário emoldurado por paisagens de rara beleza, vai Museu de Arte Contemporânea (MAC) e retorna à Fortaleza de Santa Cruz.
Por fim, no domingo (30), a festa prossegue durante todo o dia, com mais barraquinhas, shows e atividades para toda a família.
+ LEIA TAMBÉM: ► Niterói reforça ações para combater incêndios por balões
A organização do evento está nas mãos das coordenadoras da Igreja de São Pedro dos Pescadores, Hedylamar Bomfim e Maísa. Elas se dedicam com amor e afinco a manter viva essa tradição tão importante à comunidade pastoral e, sobretudo, para Niterói.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (28)
18h às 02h – Barraquinhas, DJs e shows
Sábado (29) – Dia do Padroeiro
- 5h – Alvorada
- 6h – Missa Solene
- 9h – Missa Solene Campal (Benção das Chaves)
- 10h – Procissão Terreste
- 11h – Procissão Marítima (Barqueata)
- 12h – DJ e Almoço do Pedrão
- 14h – Santo Terço e Benção
- 16h – Missa Solene
- 17h – Show Cultural Quadrilha do Céu
- 19h – Missa Solene (Queima do Quadro de São Pedro)
- 20h30 – DJ e Muitos Shows
Domingo (30)
- 10h – Missa Solene
- 11h – Moto Procissão com Falcão Peregrino e Amigos (saída da Boa Viagem até Jurujuba)
- 12h – DJ durante o “Almoço do Pedrão”, barraquinhas e show de rock
- 16h – Roda de Samba e outros shows musicais