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Projeto prevê ferry boat entre Maricá e Rio ainda em 2025

Projeto prevê ferry boat entre Maricá e Rio ainda em 2025 | Divulgação/Julios Costa/Prefeitura de Maricá

A mobilidade entre Maricá e a capital fluminense pode ganhar um novo e inovador capítulo. Está em análise na Câmara Municipal do Rio o Projeto de Lei nº 818/2025, da vereadora Talita Galhardo, que propõe a criação de uma linha de ferry boat entre Maricá e o Rio de Janeiro.

A proposta tem apoio declarado do prefeito de Maricá, Washington Quaquá, e foi tema de reuniões com o vice-prefeito carioca Eduardo Cavaliere, representantes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e secretários municipais. A expectativa é que as obras tenham início ainda em 2025.

Como funcionaria o ferry boat Maricá–Rio

A proposta prevê:

  • Terminais estratégicos nas duas cidades, com aproveitamento de estruturas já existentes.

  • Integração com outros modais, como ônibus, metrô e VLT.

  • Parceria com a iniciativa privada, visando custeio e operação.

  • Estudos de viabilidade incluindo impacto ambiental, segurança, acessibilidade e estímulo ao turismo.

O modelo é inspirado em experiências de cidades como Nova York e Lisboa, que utilizam o transporte hidroviário como alternativa eficiente e sustentável à mobilidade urbana terrestre.

“Vermelhinho das Águas”: transporte gratuito por lagoas

Além da conexão intermunicipal, a Prefeitura de Maricá deu início aos estudos para implantar o primeiro transporte aquaviário gratuito da cidade, apelidado de “Vermelhinho das Águas” — referência aos ônibus gratuitos já em operação.

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O projeto prevê barcos ligando Bambuí ao Boqueirão, com planos de expansão para Ponta Negra e Araçatiba, utilizando o sistema lagunar da região. A proposta também inclui roteiros de turismo ecológico nas áreas preservadas da Lagoa de Guaraquira.

Conexão marítima: Itaipuaçu, Praça XV e aeroportos

Washington Quaquá também trabalha na articulação de linhas de barcas intermunicipais, conectando Itaipuaçu e Ponta Negra à Praça XV, ao aeroporto Santos Dumont e ao Galeão.

Uma das obras estruturantes para isso é o guia-corrente do Canal da Costa, em Itaipuaçu, considerado essencial para viabilizar a navegação contínua entre o mar e as lagoas da cidade.

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