Na última terça-feira (13), uma força-tarefa do Detran.RJ colocou um ponto final nas atividades ilegais de um ferro-velho localizado em Bento Ribeiro, na Zona Norte do Rio. A operação, deflagrada após denúncias, revelou um verdadeiro crime ambiental e colocou em risco a saúde da população.
+ LEIA TAMBÉM: ►Light finaliza obras nas ilhas do Governador e Paquetá
Durante a vistoria, os agentes encontraram um cenário de total desrespeito ao meio ambiente. Toneladas de sucatas, motores e peças de automóveis estavam espalhados pelo local, com vazamentos de óleo contaminando o solo. Além disso, o proprietário não possuía a documentação necessária para realizar a atividade, nem apresentava notas fiscais das peças comercializadas.
Além disso, a sujeira se estendia para além do terreno do ferro-velho. Parte das peças era descartada na calçada, dificultando a passagem de pedestres e veículos e causando um impacto visual negativo na região.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Dessa forma, o proprietário do ferro-velho foi autuado por crime ambiental e encaminhado para prestar depoimento na delegacia. Assim, os materiais apreendidos serão encaminhados para empresas especializadas em reciclagem, garantindo a destinação correta dos resíduos.
Por fim, essa ação faz parte da “Operação Desmonte”, uma iniciativa do Detran.RJ que visa combater a comercialização irregular de sucatas e peças de automóveis. Assim, desde agosto de 2023, a operação já interditou 39 ferros-velhos e apreendeu mais de 900 toneladas de sucata.