Em um dos duelos mais aguardados da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo derrotou o Fluminense por 1 a 0, neste sábado (21), no Maracanã. O gol da vitória veio aos 50 minutos do segundo tempo, em um erro crucial de Felipe Melo, que deu a oportunidade para Luiz Henrique balançar as redes. Com o resultado, o Botafogo permanece na liderança, agora com 56 pontos, abrindo uma vantagem de seis pontos sobre o Palmeiras. Já o Fluminense segue na 18ª posição, lutando contra o rebaixamento.
+ LEIA TAMBÉM: ►Botafogo: Gregore pode pegar até 6 jogos de suspensão
O clássico vovô – assim chamado por se tratar do mais antigo confronto entre os grandes do Rio – trouxe um duelo de realidades opostas. O Fluminense, pressionado pela zona de rebaixamento, buscava uma vitória para se afastar do Z4. O Botafogo, por sua vez, queria consolidar sua liderança e continuar sua boa fase.
Apesar das expectativas, o primeiro tempo foi morno, com poucas chances claras de gol. O Botafogo começou mais agressivo, enquanto o Fluminense equilibrou as ações a partir dos 25 minutos, criando jogadas com Cano, Arias e Lima.
Durante o jogo, ambos os times fizeram reclamações à arbitragem. O Botafogo pediu a expulsão de Marcelo após um pisão em Matheus Martins, enquanto o Fluminense reclamou de um possível pênalti em Cano, claramente atingido por Matheus dentro da área. Entretanto, o árbitro Wilton Pereira Sampaio ignorou as marcações. E apesar das polêmicas, o placar seguiu inalterado até o fim do primeiro tempo, com muitos erros de passe e jogadas desperdiçadas.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
O Botafogo voltou melhor para a segunda etapa, criando mais oportunidades de ataque, mas pecando nas finalizações. O Fluminense também levou perigo com suas principais armas, Arias e Cano, mantendo o goleiro John atento. O destaque da partida foi o goleiro Fábio, que fez defesas importantes, salvando o Fluminense em diversas ocasiões e impedindo que o Botafogo abrisse o placar.
Aos 40 minutos do segundo tempo, um momento de preocupação tomou conta do Maracanã. Após um choque de cabeça entre Marçal e Nonato, o volante do Fluminense precisou deixar o estádio de ambulância. Ele teve um corte no rosto, assim como um breve período de inconsciência. A bola voltou a rolar após o atendimento médico, mas o clima de preocupação permaneceu latente entre os jogadores.
Porém, quando o empate parecia certo, um erro grosseiro de Felipe Melo decidiu o jogo. Aos 50 minutos, o jogador do Fluminense perdeu a bola na saída de jogo, já dentro da área, para Gregore, do Botafogo. Em seguida, o volante alvinegro ganhou a dividida com o goleiro Fábio e deixou Luiz Henrique livre para marcar o gol da vitória.
O resultado – com placar final de 1×0 – garantiu os três pontos ao Botafogo, consolidando sua liderança no Brasileirão. Entretanto, o tricolor termina a rodada na zona de rebaixamento, na 18ª colocação, com 27 pontos em 26 jogos.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 0 X 1 BOTAFOGO | Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) | Data e hora: 21/09 (sábado), às 18h30 (de Brasília) | Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio | Assistentes: Bruno Raphael Pires e Guilherme Dias Camilo | Gols: Luiz Henrique 50’/2ºT (BOT) | Cartões amarelos: Felipe Melo (FLU) e Tchê Tchê (BOT)
FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Manoel, Antônio Carlos e Marcelo (Gabriel Fuentes); Martinelli (Nonato (Felipe Melo)), Lima (Kauã Elias), Bernal e Arias; Serna (Keno) e Cano (Ganso). Técnico: Mano Menezes.
BOTAFOGO: John, Mateo Ponte, Adryelson (Bastos), Alexander Barboza e Marçal (Alex Telles); Gregore, Tchê Tchê (Allan) e Savarino (Thiago Almada), Luiz Henrique, Matheus Martins (Carlos Alberto) e Tiquinho Soares (Igor Jesus). Técnico: Artur Jorge.