Brasil

Falha no Instagram e Facebook afeta buscas por políticos e instituições

Falha no Instagram e Facebook afeta buscas por políticos e instituições | Reprodução

A falha no Instagram e Facebook dominou as queixas nesta quarta-feira (10) e expôs um problema inesperado: a busca das plataformas deixou de exibir perfis de políticos e instituições. A instabilidade atingiu usuários em todo o país e gerou suspeitas, críticas e debates sobre transparência digital. Enquanto isso, contas comuns seguiam aparecendo normalmente, o que aumentou ainda mais a estranheza sobre o erro.

Com a instabilidade, usuários reclamaram que não conseguiam encontrar figuras públicas, como Glauber Braga, Chico Alencar e Sâmia Bomfim. As buscas também ocultaram perfis de Nikolas Ferreira e Kim Kataguiri, além de páginas jornalísticas e entidades como FNDC e Fenaj. A falha impediu até marcações em publicações, já que o @ não localizava os nomes afetados.

Enquanto o Google exibiu os perfis sem problemas, o Instagram e o Facebook seguiam errando. O pico de buscas pelo nome de Glauber no Google Trends aumentou as discussões, principalmente após o episódio em que o deputado foi retirado à força do plenário da Câmara na terça-feira (9). A ausência de seu perfil nas redes sociais amplificou o clima de tensão.

A instabilidade atingiu até o perfil oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que simplesmente desapareceu das pesquisas internas das plataformas. O sumiço de páginas jornalísticas, incluindo a Agência Brasil, surpreendeu ainda mais quem tentava conferir informações de fontes confiáveis.

No fim da manhã, os perfis voltaram a aparecer.

À tarde, a Meta informou à Agência Brasil que estava ciente do problema técnico que “afetou a capacidade das pessoas de buscar por contas no Instagram”.

“O problema já foi resolvido e pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa ter causado”, salientou.

Matéria ampliada às 15h17 para acréscimo da manifestação da Meta.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

Mais emBrasil