Um dos principais espaços culturais de Niterói, o Museu de Arte Contemporânea, abrirá no próximo domingo (30) a exposição “Rir é um ato de resistência”. A mostra homenageia o humorista Paulo Gustavo, que faleceu em maio de 2021 devido a complicações da covid-19.
Logo na entrada, os visitantes serão recebidos por uma escultura de 2,5 metros de altura. A exposição contará com figurinos icônicos usados pelo artista, um curta-metragem especial e fotografias inéditas que retratam sua trajetória pessoal e profissional. A exibição será dividida em cinco galerias temáticas.
Na galeria 1, “Uma vida à luz”, uma linha do tempo ilustrada por fotos inéditas mostra momentos desde a infância até a fase adulta de Paulo Gustavo. Já na galeria 2, “O lúdico e o humor”, instalações interativas, objetos e elementos simbólicos resgatam seu legado humorístico.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
A galeria 3, “A moda como expressão”, apresenta uma projeção dinâmica que intercala registros de arquivo com figurinos icônicos do humorista. No espaço seguinte, a galeria 4, serão exibidas obras de arte contemporânea do acervo pessoal do artista, incluindo nomes renomados como Vik Muniz, Adriana Varejão e Os Gêmeos.
Por fim, a galeria 5, intitulada “Multishow apresenta 220 volts de humor”, foi desenvolvida em parceria com a TV Globo e o canal Multishow. O espaço destaca um curta-metragem exclusivo que revisita os principais momentos da carreira de Paulo Gustavo.