
Foto: Bruno Eduardo Alves
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói inaugurou neste sábado (06) a exposição “Caminho Tropical”, da artista portuguesa Bela Silva. A mostra reúne quatro painéis de azulejos, esculturas, cerâmicas e desenhos, em uma celebração da fauna e flora brasileira.
A secretária municipal das Culturas, Julia Pacheco, destacou a importância da exposição para a integração cultural entre Brasil e Portugal.
“É muito bom termos uma artista portuguesa expondo um tema tão importante com cores e azulejos. Também é uma forma de manter a integração de nossas culturas”, ressaltou.
“Leia mais notícias sobre Cultura aqui”
A temática da natureza, presente no trabalho de Bela Silva, foi inspirada na literatura brasileira. Os painéis, compostos por 377 azulejos cada, foram criados na fábrica Viúva Lamego, em Portugal, e um deles será instalado no Centro Eco-cultural do Parque Orla de Piratininga após o término da exposição.
“Estamos falando do Brasil nesta exposição. Fiz toda uma pesquisa da cultura brasileira, tribos do Amazonas, suas pinturas e costumes. Fiquei muito feliz em fazer esse trabalho e poder expor aqui em Niterói”, relatou Bela Silva.
Para o presidente da Neltur, André Bento, a exposição dialoga com a natureza exuberante de Niterói e com a vocação da cidade para a cultura.
“É um prazer ver uma exposição desta que se inspirou na natureza e na literatura brasileira. Tem um grande simbolismo por ser uma cidade que é muito atuante na área de meio ambiente e combina com a cidade”, frisou Bento.
A exposição também conta com 10 fotos do fotógrafo Claudio Fernandes, que mostram a fauna e flora do Parque Orla de Piratininga de uma forma inovadora.
Serviço:
- Exposição: “Caminho Tropical”, de Bela Silva
- Data: 06 de abril a 16 de junho de 2024
- Local: Mezanino do MAC Niterói
- Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem – Niterói – RJ
- Horário: terça a domingo, das 10h às 18h (entrada permitida até 17h30)
- Classificação: livre
- Valor do ingresso: R$16 inteira / R$ 8 meia
- Gratuidades:
- Crianças menores de 7 anos
- Estudantes da rede pública (fundamental e médio)
- Moradores e naturais de Niterói
- Servidores públicos municipais de Niterói
- Pessoas com deficiência
- Visitantes que chegam ao museu de bicicleta
- Meia-entrada:
- Pessoas com mais de 60 anos
- Estudantes de escolas particulares e universidades
- ID Jovem
- Professores
- Local de venda de ingressos:
- Bilheteria do museu (somente pagamento em dinheiro)
- Online pelo site Sympla (pagamento via cartão de crédito, PIX ou boleto)