
Foto: Raoni Lins
A Super Rio Expofood teve início nesta terça-feira (19) no Riocentro, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Até o dia 21 de março, várias empresas vão expor novidades do ramo gastronômico. E duas ideias chamaram a atenção os participantes. O transporte de convidados para o jantar de abertura do evento e um estande projetado para ser uma espécie de showroom de tecnologias para o varejo.
Parceira da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), a Itabus personalizou três ônibus para o transporte de 100 convidados ao jantar de abertura no Morro da Urca. Todos desfrutaram de uma experiência de bordo completa. O encontro ocorreu no Lagune Hotel, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. De lá, os convidados foram levados ao Pão de Açúcar, na Urca, Zona Sul do Rio
“Preparamos um trajeto com uma verdadeira imersão de bordo que certamente captará a imaginação dos nossos convidados e demonstrará que vamos muito além da publicidade. Oferecemos experiências que ultrapassam os limites da mídia para a marca de nossos clientes,” revela Carolina Alonso, Supervisora de Marketing da Itabus.
Adesivos holográficos e outras inovações
Mas essa ação não parou por aí. Isso porque a empresa estendeu este engajamento ao evento. Já no Riocentro, o público conferiu um vídeo institucional sobre os projetos especiais da empresa, como inovações. adesivos holográficos e opções de iluminação avançada, apresentando uma nova dimensão à mídia out-of-home.
Alessandra Scivoletto, gerente comercial da Itabus, expressa entusiasmo com a parceria contínua com a ASSERJ. Além disso, destacou a oportunidade de participar do evento inaugural da convenção das Américas.
“Estamos satisfeitos com a solidez de nossa parceria e estamos muito orgulhosos de participar da Super Rio Expofood, um evento que já se estabeleceu como o principal palco para inovação e negócios no setor varejista alimentício das Américas,” afirma Scivoletto.
Imersão em um showroom
Responsável pela ideia, a RP Info montou um ambiente imersivo com um mercado funcional. Isso leva a chancela do HIPELAB – instituto de pesquisa do HIPE Innovation Center que realiza testes e pesquisas para o segmento.
Para integrar toda essa inovação, a RP Info instalou o seu ERP Flex, software que reúne todas as informações da empresa em uma base de dados única, o que acelera as tomadas de decisão e evita retrabalhos.

Foto: Divulgação
Para o diretor comercial da RP Info, Tiago Nascimento, o diferencial dessa ideia é permitir a flexibilidade de acordo com o que o cliente precisa.
“O diferencial do Flex é justamente a sua flexibilidade, pois como é modular, pode ser adaptado e personalizado conforme a necessidade do cliente. Além disso, ele proporciona a mobilidade para o gestor acessar todos os dados do negócio com apenas um clique e em qualquer lugar”, afirma Nascimento.
Outra ideia levada para o evento foi o Monitor RP, uma solução de análise de dados que apresenta de forma interativa, clara e amigável as estatísticas em tempo real, além de abordar dados de lançamentos, movimentações e cadastros.
Como entender o negócio em tempo real
Entender o próprio negócio e ter acesso a informações em tempo real se torna ainda mais essencial no cenário brasileiro em que a somatória de ruptura (falta de um produto na gôndola) equivale ao faturamento da segunda maior rede do Brasil.
“Ter velocidade e mecanismos para entender o consumidor é apenas um dos fatores envolvidos. Como exemplo disso, gestor precisa saber o que consta em seu estoque, o que precisa ser reposto no ponto de venda e a quantidade certa de produtos que deve ser comprada dos fornecedores. Tudo isso não é uma tarefa fácil no dia a dia, já que não basta ter os dados, é preciso entendê-los”, explica.
Para ajudar nesta questão de interpretação dos dados, uma das apostas da empresa é a Inteligência Artificial. Para mostrar a aplicabilidade da IA no varejo, uma das tecnologias presentes na SRE é a Delphos. Ela é uma startup de Business Inteligence revolucionária e com capacidade de análise de dados muito rápida.
A startup também apresenta no evento o recém-lançado Delphos Supply. Trata-se de uma ferramenta de sugestão de compras que utiliza algoritmos avançados de aprendizado de máquina para analisar o histórico de compras, preferências e tendências do supermercado. Desta forma, a tecnologia consegue oferecer sugestões precisas e relevantes diretamente no ERP, de forma online. Isso resulta em economia de tempo, maior conveniência, menos rupturas e redução do estoque parado por excesso de compras.
Para o diretor, estar presente na SRE com um estande completo e funcional é uma oportunidade de mostrar o funcionamento das tecnologias aos varejistas.
“Eventos como a SRE são muito importantes para a nossa empresa, pois além de servir como uma vitrine para expormos nossas soluções. Também é um ambiente propício para fazermos relacionamento e negócios”, completa Nascimento.