A Experimenta da Ilha é a mais nova campeã do carnaval de Niterói. A agremiação, da Ilha da Conceição, afastou os gabirus e garantiu o seu tesouro ao sagrar-se campeã do Grupo A, em 2024, com 179 pontos de 180 possíveis.
Com um enredo ousado, a Experimenta da Ilha voltou no tempo até a era dourada da pirataria. Com um bom samba e, sobretudo, um enredo de fácil leitura e de beleza plástica irretocável, a escola conquistou os jurados.
A Ilha da Conceição não tem uma escola de samba campeã desde 1985, quando a extinta União da Ilha da Conceição deixou Viradouro e Cubango para trás. Após 39 anos, a Ilha “experimenta” o sabor de mais uma vitória.
Em segundo lugar, houve o empate entre Magnólia Brasil e Alegria da Zona Norte, com 178,4 pontos. O título poderia ter ficado com a Magnólia, mas uma punição por uso irregular de fantasias lhe custou a perda de um ponto.
Na sequência, ficaram Souza Soares (178,2), Folia do Viradouro (177,5), Região Oceânica (177,4), Império de Arariboia (177,4) e a rebaixada Sabiá (176,8).
Uso irregular de fantasia
Tal qual a Magnólia Brasil, a Folia do Viradouro também recebeu punição de um ponto por uso irregular de fantasia. A princípio, pelo que apuramos, o critério de análise é o reaproveitamento de fantasias já utilizadas por outras escolas de samba, em desfiles de outras cidades.