BrasilSul

Exército afasta militares no Rio Grande do Sul

RS: Exército afasta militares por alarme falso de evacuação

RS: Exército afasta militares por alarme falso de evacuação | Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Militares do Exército Brasileiro foram afastados de suas funções após divulgarem, no último domingo (26), a informação falsa de que um dique havia rompido na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. O alerta, que levou à evacuação do bairro Mathias Velho, um dos mais afetados pelas enchentes no estado, gerou grande transtorno e medo na população.

+ LEIA TAMBÉM: ►Incêndio atinge loja de vidros em Porto Alegre – Vídeo

Durante a noite de domingo, os moradores do bairro Mathias Velho receberam a orientação de sair imediatamente da região, devido ao suposto rompimento do dique. Assim, a informação falsa, divulgada por militares que atuavam na Operação Taquari 2, circulou rapidamente pelas redes sociais, causando pânico e desespero entre os moradores.

Dessa forma, a Prefeitura de Canoas, ao tomar conhecimento da situação, rapidamente desmentiu a informação e compartilhou o comunicado oficial do Exército sobre o alarme falso.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Na nota, o Exército reconhece o erro grave de procedimento e informa a adoção de medidas administrativas para apurar rigorosamente os fatos. Além disso, afastou os militares envolvidos no episódio de suas atividades durante o processo de investigação.

Sendo assim, a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, responsável pelos militares, também se manifestou, expressando sua solidariedade aos moradores que foram erroneamente informados e pedindo sinceras desculpas pelo ocorrido.

+ LEIA TAMBÉM: ►Deputado Otoni de Paula Pai morre no Rio de Janeiro

Enfim, as chuvas fortes que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias causaram uma das maiores tragédias da história do estado. Contudo, segundo o boletim da Defesa Civil divulgado nesta segunda-feira (27), o número de mortos confirmados já chegou a 169, com 56 pessoas desaparecidas. Mais de 800 pessoas ficaram feridas e mais de 581 mil estão desalojadas.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil