Quem vai tirar a primeira CNH no Estado do Rio precisará cumprir uma nova etapa a partir de segunda-feira (29). O exame toxicológico para CNH no RJ passará a ser obrigatório para candidatos às categorias A e B, destinadas a motocicletas e carros.
A regra vale para quem abrir o processo de habilitação no Detran-RJ a partir dessa data. Portanto, quem já tiver o requerimento iniciado antes de 29 de junho seguirá sem a nova exigência, mesmo que ainda precise fazer aulas, exames ou prova prática.
Quem precisa fazer o exame toxicológico?
O Detran-RJ exigirá o resultado negativo de candidatos que forem tirar a primeira habilitação para:
- Categoria A — motocicletas;
- Categoria B — carros;
- Categorias A e B — carro e moto no mesmo processo.
A mudança não afeta quem busca apenas renovar a CNH, emitir segunda via ou solicitar a Permissão Internacional para Dirigir.
Exame deve ser feito antes dos testes médico e psicológico
O candidato deverá fazer o toxicológico após abrir o Renach, registro que inicia oficialmente o processo de habilitação.
Depois, o resultado negativo precisa aparecer no sistema antes dos exames de aptidão física, mental e psicológica. O teste terá validade de até 90 dias.
Sem a confirmação eletrônica do resultado, o processo ficará parado e o candidato não poderá avançar para as próximas etapas.
Onde fazer o toxicológico para tirar a CNH?
O exame deve ser realizado em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Os laboratórios fazem o lançamento do resultado diretamente no sistema nacional, integrado ao Detran-RJ. Assim, o candidato não precisa levar laudo impresso ao posto de atendimento.
A lista de laboratórios credenciados está disponível no portal da secretaria.
O exame busca identificar o uso de substâncias psicoativas em uma janela mínima de 90 dias, normalmente por meio de amostras de cabelo ou pelos.
Quem abriu o processo antes de 29 de junho fica fora da regra
A exigência não atinge quem abriu o requerimento no sistema antes de 29 de junho de 2026.
Ou seja: mesmo que o candidato ainda não tenha feito os exames, terminado as aulas teóricas ou realizado a prova de direção, o Detran-RJ seguirá as regras anteriores, desde que o processo tenha começado antes da data.
E quem inicia o curso pelo aplicativo CNH do Brasil?
Quem fizer o curso teórico pelo aplicativo CNH do Brasil só abrirá o requerimento no Detran-RJ após concluir essa etapa.
No dia do atendimento presencial, o sistema indicará a clínica credenciada para os exames médicos. Nesse momento, o candidato já deverá ter o resultado negativo do toxicológico registrado no sistema.








