A candidatura de Ana Tereza Basilio para as próximas eleições de novembro da seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) conquistou importantes apoios nesta quinta-feira (5/9). Em um evento realizado nesta na Zona Sul do Rio de Janeiro, ex-concorrentes das eleições de 2021 manifestaram apoio à atual vice-presidente da entidade. Dentre os quais, os advogados Sérgio Antunes e Roque Z, bem como a advogada Sylvia Drummond. Os três competiram na última disputa.
Nas eleições de 2021, Drummond, Antunes e Roque Z, juntos, obtiveram 50,55% dos votos válidos. Assim sendo, considerando que eles somaram mais da metade dos votos, a aliança se torna estratégica. Sobretudo porque somado a isso, há o fato de Ana Tereza Basilio também contar com a indicação e apoio do atual presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira.
Durante o evento, Ana Tereza Basilio destacou a importância dessa união e afirmou:
“Hoje é um dia muito especial. Nós reunimos todas as oposições que concorreram à eleição passada. Sylvia e eu vamos trabalhar juntas. Vamos mostrar que mulher pode, sim, fazer uma gestão maravilhosa”, ponderou Ana Tereza.
A candidata também ressaltou o papel da entidade na defesa, acima de tudo, das questões relativas ao exercício da advocacia. Nesse sentido, ela entende que a gestão da entidade precisa estar apartada das questões do espectro político-partidário.
“Essa será a primeira chapa com duas mulheres juntas e vai dar muito certo. Essa união demonstra que todos nós temos o mesmo objetivo, que é fortalecer a advocacia, brigar pelas nossas bandeiras e ter uma OAB apartidária, sem partido político, nem de direita, nem de esquerda.”
Sylvia Drummond, que ficou em segundo lugar no último pleito, também comentou sobre a parceria:
“Espero que, de fato, seja o início de uma gestão pautada em todas as necessidades da advocacia. Só tenho a agradecer a todos que participaram do processo para nós estivéssemos aqui hoje”.
Caso a chapa feminina formada por Ana Basilio e Sylvia Drummond tenha êxito, será a primeira vez que a OAB-RJ terá mulheres na presidência e vice. A entidade tem mais de 90 anos de história e, atualmente, tem composição majoritariamente feminina. Do total de 160 mil inscritos, as advogadas correspondem a 52% do quadro total.