

Simpósio 60UP promove saúde na Sala Nelson Pereira dos Santos | Enzo Carvalho/Folha do Leste
A sexualidade na terceira idade, um tema frequentemente envolto em mitos e silêncio, ganha destaque em um evento inédito. Trata-se do 1º Simpósio da Sexualidade da Pessoa Idosa 60UP, que acontece nesta terça-feira (2), na Sala Nelson Pereira dos Santos. A iniciativa busca desmistificar o assunto e promover a saúde sexual diante do aumento da longevidade, assim como com maior qualidade de vida.
Nesse sentido, o aumento da expectativa de vida no Brasil já atinge cerca de 77 anos, segundo o IBGE. Logo, a sexualidade continua sendo uma parte essencial da saúde e do bem-estar. Estudos científicos brasileiros, como os publicados na revista Ciência & Saúde Coletiva, mostram que a atividade sexual não só é comum, bem como está associada a uma maior satisfação com a vida entre os idosos.
De igual forma, pesquisa da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia também revelou que a sexualidade, em todas as suas dimensões, está diretamente associada à qualidade de vida geral dessa população.
Falta de prevenção e DSTs
No entanto, essa maior liberdade e atividade sexual na velhice também levam a novos desafios. Dados epidemiológicos apontam um aumento preocupante na incidência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) entre pessoas com 60 anos ou mais.
O Boletim Epidemiológico HIV/AIDS do Ministério da Saúde, por exemplo, identificou um aumento de 129% nos novos casos de HIV em indivíduos com mais de 50 anos, quando comparado a dados de anos anteriores. Essa vulnerabilidade muitas vezes se deve à falta de informação, ao preconceito e à percepção equivocada de que a velhice é um período de assexualidade, levando à negligência do uso de preservativos.
Portanto, a idealização e realização desse simpósio, oferece conhecimento de forma acessível e prática. Sobretudo, a profissionais de saúde, cuidadores, educadores e ao público em geral.
Programação
Antes do início do evento, haverá um café de boas-vindas das 8h às 9h, tal qual uma apresentação especial do Coral Avós do Canto.
-
08h às 09h: Credenciamento e café de abertura
-
09h: Início do evento
-
09h15: Abertura e apresentação
-
09h30: Apresentação da Secretaria Municipal do Idoso
-
10h30: Palestra da Dra. Amanda Fátima da Silva Neto – Sexóloga
-
11h20: Coffee break
-
11h40: Palestra do Dr. Bernardo Megale Filgueiras Vieira – Médico Infectologista
-
12h30: Apresentação do Coral Avós do Canto
-
13h: Encerramento
Currículo dos palestrantes
-
Dra. Amanda Fátima da Silva Neto, Sexóloga: Especialista em saúde sexual para todas as idades, com foco em conscientização sobre bem-estar na maturidade.
-
Dr. Bernardo Megale Filgueiras Vieira, Médico Infectologista: Com vasta experiência no tratamento e prevenção de ISTs, atua na promoção da saúde sexual em todas as faixas etárias.
E apoiada pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso,
SERVIÇO
- Evento: 1º Simpósio da Sexualidade da Pessoa Idosa 60UP
- Data: Terça-feira, 2 de setembro, das 9h às 13h
- Local: Sala Nelson Pereira dos Santos – Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos, Niterói (Reserva Cultural)
- Apoio: Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso
- Contato para informações: [email protected]