Leste FluminenseNiterói

Evento em Niterói reúne mulheres para celebrar conquistas, encerrando mês dedicado a elas

Niterói reúne mulheres de relevante atuação no serviço público em evento que reconhece a importância de seus trabalhos e que celebrar suas conquistas, encerrando o mês de março, cujas comemorações foram dedicadas a elas | Divulgação

Março, mês dedicado às mulheres em razão de sua data comemorativa em 8 de março, teve sua programação encerrada em Niterói com uma grande celebração. Nesta segunda-feira (31), cerca de 200 mulheres, sobretudo servidoras administrativas, operadoras e agentes de trânsito, participaram de um evento que abordou a importância dos cuidados com a saúde física e mental.

Vale lembrar que o mês chega ao fim com Niterói pela primeira vez na história sob a gestão de uma prefeita, ao passo que a vice Isabel Swan (PV), está no exercício do cargo. O titular, Rodrigo Neves (PDT), está na Europa, representando a Frente Nacional de Prefeitos.

Isabel Swan, Prefeita em Exercício de Niterói

Isabel Swan (PV), prefeita em exercício de Niterói | Divulgação

A programação contou com uma apresentação do Coral Aprendiz Musical e diversas palestras. Entre os temas abordados estavam saúde da mulher, autoestima, direitos femininos, saúde mental e estelionato sentimental. Além das rodas de conversas, o evento ofereceu workshops de autocuidado e bem-estar, incluindo oficinas de yoga, massoterapia e turbante. Serviços como corte de cabelo, maquiagem, design de sobrancelha e manicure também foram disponibilizados.

Profissionais renomadas de diversas áreas compartilharam conhecimentos essenciais para o público presente. Por exemplo, na esfera da saúde, participaram a médica mastologista Thereza Cypreste de Miranda, a biomédica Rachel de Azevedo, a psicóloga Thatiana Michelsen Monteiro, e a sexóloga Rhana Franco. Enquanto os cuidados com a beleza ficaram por conta da esteticista Sabrina Cypriano, coube à educadora financeira Alessandra Baldner promover orientações relacionadas ao consumo e à economia. Já os aconselhamentos legais ficaram sob os cuidados da advogada Lilian Assis.

Elas (também) estão no governo

Segundo a Prefeitura de Niterói, o encontro destacou o protagonismo feminino na gestão pública e no trânsito da cidade. Rúbia Secundino, secretária de Administração de Niterói, destacou as comemorações ao longo do mês na cidade.

Rúbia Secundino dedicou décadas de sua vida ao serviço público, ocupando cargos públicos nos poderes Legislativo e Executivo de Niterói | Reprodução/Instagram

Rúbia Secundino dedicou décadas de sua vida ao serviço público, ocupando cargos públicos nos poderes Legislativo e Executivo de Niterói | Reprodução/Instagram

“Encerramos na manhã de hoje as comemorações do mês da mulher nos órgãos e secretarias da Prefeitura de Niterói. A Nittrans celebrou a data com diversas atividades, palestras e homenagens as servidoras. Muito feliz em participar desse momento com tantas mulheres valentes e determinadas, que se dedicam diariamente pelas ruas de nossa cidade! Vamos juntas construindo uma sociedade mais justa e melhor para todas!”, destacou.

Na visão do secretário Executivo, Felipe Peixoto (PSD), todos os dias pertencem às mulheres. Entretanto, cabe ao mês de março a celebração de suas conquistas.

Felipe Peixoto discursa durante evento que encerra celebração do mês dedicado às mulheres em Niterói | Bruno Eduardo Alves

Felipe Peixoto discursa durante evento que encerra celebração do mês dedicado às mulheres em Niterói | Divulgação/Prefeitura de Niterói/Bruno Eduardo Alves

“É muito interessante ver, cada vez mais, as mulheres tomando o posicionamento de que devem ocupar todos os lugares. Estive na Colômbia e conheci o trabalho de uma empresa pública que foi criada com o propósito de gerar emprego para as mulheres nas áreas ligadas ao tráfego. Com a decisão de colocar as mulheres conduzindo os ônibus, a quantidade de acidentes despencou”, assinalou Felipe.

+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

Além disso, Felipe ainda ressalta a expressiva participação feminina no governo de Niterói.

“As mulheres são mais cuidadosas, atentas e têm uma sensibilidade maior. É muito bom ver a presença feminina cada vez mais presente nesse governo”, ponderou.

Mulheres que dão sentido e direção em Niterói

Nelson Godá, presidente da Niterói transporte e Trânsito (NitTrans), destacou que tem trabalhado com a orientação da inclusão e da diversidade. Ele destacou a representatividade feminina tanto na administração municipal, bem como no trânsito de Niterói.

Nelson Godá em Evento reúne mulheres em Niterói para celebrar mês dedicado a elas

Nelson Godá celebra programação do mês das mulheres discursando sobre a importância delas no serviço público e no trânsito de Niterói | Divulgação/Prefeitura de Niterói/Bruno Eduardo Alves

“Na NitTrans, temos mulheres na diretoria, na administração, na contabilidade e nas ruas, atuando como operadoras e agentes no trânsito. Esse é um mês que marca a luta das mulheres e esse evento foi um momento de reflexão para nossa equipe. Tivemos palestras, debates, orientação financeira, psicológica, de saúde, entre outros assuntos”.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Assim como Felipe Peixoto, Nelson Godá ainda argumentou que as praticas de respeito, inclusão e igualdade devem ser praticadas de forma permanente.

“Foi um espaço para relembrar os direitos que devem ser praticados todos os dias e também de proporcionar informações e cuidados para nossas servidoras”, destacou.

Presenças ilustres inspiram mensagem final

Entre as presenças de destaque, também abrilhantaram o evento a secretária de Direitos Humanos, Cláudia Almeida, juntamente com o vereador Anderson Pipico (PT), De igual forma, a presidente da Sagrada Família, irmã Irenita Medeiros; a sargento De Paula, da Patrulha Maria da Penha; e a professora Liz Borges, representando a OAB Mulher.

Em suma, o Mês da Mulher chega ao fim, em Niterói. Todavia, a luta pela igualdade de gênero não pode cessar. Os bons fluídos que este período sempre trás às nossas consciências devem influenciar ações contínuas em todos os dias e meses do ano. Acima de tudo, garantindo respeito e valor aos direitos das mulheres além do discurso.

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *