Especial Carnaval 2024Vicente Dattoli

“Eu sou o cara”

Alexandre Macieira/Riotur

Gosta de carnaval? Dos desfiles das escolas de samba? Tem amigos que vão fazer da Sapucaí sua casa nos próximos dias?

Então, certamente já ouviu algo do tipo “estou indo pegar minha credencial”.
Se usa o Facebook, várias publicações devem mostrar as ditas credenciais com alguma frase do tipo “mais um ano”, ou “alô Sapucaí, estou chegando”.

Para quem não sabe, ou tem curiosidade, a credencial é um tipo de passaporte para entrar na Passarela do Samba sem ser desfilante – ou melhor, você pode ser desfilante e ter sua credencial, ampliando, assim, seu tempo de validade na área da Passarela do Samba.

Existem tipos variados de credencial, desde aquelas entregues para quem vai trabalhar no espetáculo (e são muitos, pra mais de 20 mil), até para os VIPs (alguns nem tanto, mas…), tipo autoridades e dirigentes de escolas de samba.

Os primeiros recebem as credenciais de serviço. Não têm muita mobilidade, mas com um jeitinho (e viva o país do jeitinho) sempre se consegue ver o desfile da escola favorita. De vez em quando, leva-se um susto, com o arrastão de seguranças pedindo para deixar a pista livre, mas com carinho e malandragem, dá-se um jeitinho suficiente para ficar ali.

Top

As dos dirigentes, algumas autoridades, e celebridades desfilam com a chamada “Liesa Pista”. Esta é a top. Permite que você circule à vontade, sendo invejado e admirado por quem conhece das mumunhas carnavalescas.

Na teoria, quem recebe a Liesa Pista deveria ser quem menos daria trabalho, afinal de contas, se for dirigente de escola sabe o quanto é importante deixar a passarela liberada para as apresentações, só que não é bem assim que a bateria toca.

Como algumas celebridades (hein?) recebem, acham de conseguir ali, durante os desfiles, seus 15 minutos de fama que o dia a dia não lhes confere. E o pobre do segurança fica meio sem saber o que fazer, afinal, se está com o passaporte top, vai que é o cara?

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *