CotidianoLeste FluminenseNiterói

Estado e Município divergem sobre falta de testes de covid-19 em Niterói

Teste do Plano Nacional de Testagem para a Covid-19, na Feira dos Importados, em Brasília.

Niterói vive escassez de testes de covid-19. Pelas redes sociais, pacientes reclamam da dificuldade em realizar o procedimento. No entanto, os governos Estadual e Municipal divergem sobre os motivos da falta do insumo.

Segundo a Prefeitura de Niterói, a Secretaria de Estado de Saúde fornece os testes de covid-19, porém Niterói não foi contemplada com a última remessa.

Desse modo, o governo municipal disse que está adquirindo os testes com recursos próprios e assim que finalizado o processo de compra as unidades serão abastecidas.

Mesmo com a escassez do insumo, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que no período de 19 a 25 de fevereiro as unidades municipais realizaram 705 testes de Covid-19.

Destes, 154 com resultado positivo. As Policlínicas, Unidades Básicas e Módulos do Médico de Família realizam normalmente a testagem, conforme informou a Prefeitura.

Governo estadual diverge

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), porém, divergiu da versão apresentada pela Prefeitura e sublinhou que o Ministério da Saúde definiu que, desde 2023, não faria mais a compra e o envio de testes de Covid aos estados.

Com isso, o estado já fez uma primeira aquisição e fez a distribuição para todos os municípios do RJ. Neste momento, o estado aguarda novo empenho para a entrega de nova remessa.

A SES ainda destacou que está estabelecido nas portarias que a obtenção dos itens é uma responsabilidade exclusiva do estado, mas sim dos três entes. Os municípios podem, portanto, fazer diretamente a aquisição dos testes de acordo com sua demanda, medida esta já tomada por Niterói.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Cotidiano