Doutor Luizinho (PP) não é mais secretário de Saúde do estado do Rio de Janeiro. A exoneração do deputado federal está no Diário Oficial fluminense desta terça-feira (12). E o fato não se trata de rompimento político entre o agora parlamentar e o governador Claudio Castro. Mas, sim, de uma ampliação dos domínios políticos de Dr. Luizinho do estado do Rio para o Brasil.
Quem assume a Saúde no estado é Claudia Maria Braga de Mello. Ela atuava como subsecretária na atual gestão. Também médica, Claudia é servidora concursada da Secretaria Estadual de Saúde desde 2001.
Ao reassumir seu mandato na Câmara dos Deputados, Dr. Luizinho exercerá a função de líder do seu partido, o Progressistas. Ele já preside a sigla nonRio de Janeiro. Mesma legenda do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira.
“Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui”
Isso, por si só, dá a Dr. Luizinho plenas condições de se credenciar à postular a prefeitura do Rio. E ele não nega isso. Porém, enquanto o projeto do governador seria jogar com Dr Luizinho da disputa pela prefeitura do Rio, o voo que o deputado sonha realizar se trata de chegar ao Ministério da Saúde. E isso depende do PT.
O ex-secretário de saúde teria o apoio do governador Cláudio Castro para a empreitada. Contudo, o atual prefeito Eduardo Paes (União) não descarta uma aliança com a centro-direita, para renovar o mandato. Ter o nome de Dr Luizinho como vice é uma alternativa, principalmente com a possibilidade de uma candidatura ligada ao bolsonarismo no Rio.
Atualmente, a liderança do PP na Câmara é exercida pelo futuro ministro do esporte, deputado André Fufuca do Maranhão. Ele vai para o lugar de Ana Moser, que será sacrificada por Lula para acomodar o PP no governo.