Campos dos GoytacazesEstado do Rio de Janeiro

Escolas e creches de Campos terão detector de metais

Escolas e creches de Campos terão detector de metais

Foto: César Ferreira – Ascom

A Prefeitura de Campos dos Goytacazes sancionou a Lei nº 9.465, de 20 de março de 2024, que autoriza a instalação de porta giratória com detector de metais e/ou detector de metais nas creches e escolas públicas municipais.

A medida, publicada na edição suplementar do Diário Oficial do município no dia 11 de abril, visa aumentar a segurança dos alunos e profissionais da rede municipal de ensino.

► Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, ressaltou que, além da instalação dos detectores, o patrulhamento preventivo das Forças de Segurança Pública nas unidades escolares da rede municipal de ensino continuará acontecendo.

“A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) segue acompanhando de perto o trabalho da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal (GCM), sempre visando garantir a segurança dos estudantes e profissionais no ambiente escolar”, disse a secretária.

Para complementar o patrulhamento, agentes do Programa Ronda Escolar, da GCM, também continuam ministrando palestras para os estudantes. O patrulhamento acontece tanto na área urbana quanto na área rural, com foco em:

  • Inibir atos ilícitos: Ações para impedir a entrada de objetos proibidos e a prática de atividades ilegais no interior das unidades.
  • Mediando conflitos: Intervenção em situações de brigas ou desentendimentos entre os alunos.
  • Denúncias de violações: Notificação aos órgãos de proteção competentes em casos de violação de direitos de crianças e adolescentes.
  • Palestras e atividades: Promoção de palestras e atividades lúdicas sobre temas como boa convivência social, bullying, entre outros, de acordo com as necessidades de cada unidade escolar.
► Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui

“A Ronda Escolar visa aproximar a Guarda Civil da comunidade escolar, por meio de palestras e atividades elaboradas junto aos nossos gestores. A presença deles garante o clima de paz e de segurança, deixando os pais mais tranquilos. Da mesma forma, temos parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil, que estão nos auxiliando no sentido de manter a cultura de paz nas nossas escolas”, ressaltou a secretária.

Através do Programa Saúde na Escola (PSE), a Seduct também desenvolve diversos projetos para promover a saúde e o bem-estar dos alunos, como:

  • “Entendendo a Violência Para Prevenir, Proteger e Promover Saúde”: Abordagem sobre a prevenção da violência e a promoção da cultura de paz.
  • “Escola Protetora da Mulher”: Combate à violência contra a mulher no ambiente escolar.
  • “Construindo Valores nas Escolas”: Promoção de valores como respeito, responsabilidade e ética.
  • “Tudo Bem Se Emocionar”: Orientação sobre como lidar com as emoções de forma saudável.

Projeto Maria da Penha vai às Escolas

As unidades escolares também estão recebendo o projeto Maria da Penha vai às Escolas, que oferece palestras realizadas por profissionais de psicologia e assistente social, em parceria com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) e a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

As palestras abordam temas como relacionamentos abusivos, mercado de trabalho, sobrecarga de trabalho, cuidados com os filhos, rede de apoio, família e saúde mental.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *