De acordo com a Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), divulga nesta quinta-feira (27/06), a mudança no itinerário dos ônibus vermelhinhos no Centro. Além das alterações no itinerário, que começam nesta sexta-feira (28/06), pontos de ônibus serão reposicionados pela Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran).
+ LEIA TAMBÉM: ►Supervia anuncia trens extras para jogo do Flamengo domingo (30)
Por conta da implantação do sistema viário binário, as linhas que anteriormente passavam pela Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, passarão a acessar a Rua Barão de Inoã, em seguida a Rua Álvares de Castro, Rua Silvino Alves Siqueira e a Avenida Nossa Senhora do Amparo, assim retornando ao itinerário normal.
Também haverá mudança no trajeto até a Rodoviária do Povo, onde todos os ônibus municipais que acessavam o terminal pela Avenida Roberto Silveira, passarão a entrar na Rua Mario Lopes de Fontoura, em seguida a Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha, acessando a rodoviária pela nova entrada.
+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI
A Secretaria de Trânsito informa que haverá reposicionamento dos pontos de ônibus da Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa (sentido Centro), que serão realocados para a Rua Barão de Inoã.
Linhas que não acessam mais a Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa – sentido Centro: E02 (Centro x Ponta Negra), E02A (Centro x Ponta Negra – Expresso), E12 (Centro x Barra), E08 (Centro x Jacaroá – via Amizade), E08A (Centro x Jacaroá – via Amizade/Campo), E09 (Centro x Guaratiba – via Caju/Interlagos/Ponte Preta), E09A (Centro x Jacaroá – via Caju/Interlagos/Rua 110), E24A (Centro x Inoã – via São José/Avenida/Circular), E30A (Centro x Recanto – via Avenida/Vivendas) e E30B (Centro x Terminal de Itaipuaçu).
Sistema binário do Centro
Além disso, nesta quinta-feira (27/06), a Prefeitura realizou a implantação do sistema viário binário do Centro. Assim, vai remodelar todo o acesso e tráfego de veículos na cidade. Sendo assim, o projeto é resultado de um estudo desenvolvido com base nas condições atuais do tráfego e de sucessivas prospecções de cenários e soluções para a região realizados nos últimos três anos.
Nesta primeira fase, as intervenções incluem a retirada da rotatória da Mumbuca, a semaforização de cruzamentos; a ampliação da malha cicloviária; a adequação das faixas de pedestres, baias de ônibus, vagas exclusivas e calçadas de acordo com os padrões normativos e a criação e regulamentação das vagas de uso comum e de carga e descarga, além da alteração de sentido em algumas vias.