A cidade de Rio Bonito, no Leste Fluminense, recebe, nesta sexta-feira (11), o projeto Energia Legal, realizado pela concessionária Enel.
O evento acontece na Praça da Bandeira, em frente ao Mercado Municipal, até às 17h.
O objetivo da iniciativa é combater fraudes e furtos de energia, bem como conscientizar a população sobre riscos e prejuízos desta prática.
Além disso, serão oferecidos uma série de serviços para a população durante a iniciativa: troca de geladeiras e lâmpadas, atendimento móvel, negociações de dívidas com condições especiais, orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia.
Números
Em 49 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Rio, a companhia somou dados expressivos. Identificou furto de energia em 21,2 mil clientes, sendo 92% dos casos em residências e 8% em estabelecimentos comerciais. O projeto passou por 27 cidades, desde 2019.
“Gato” é crime
Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão.
Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado, o que prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificulta o retorno da energia elétrica.
Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.