
Reunião aconteceu nesta segunda – Foto: Reprodução – Instagram
A concessionária Enel prometeu intensificar o fornecimento de Jurujuba, Zona Sul de Niterói, após os recentes registros de apagões. Contudo, moradores da região relataram, nesta terça-feira (17), novo blecaute, após as chuvas que atingiram a cidade durante a madrugada.
A coordenadora de Relações Institucionais da concessionária, Andrea Andrade, participou de reunião com representantes de associações de moradores locais, do governo municipal, da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar e da Câmara de Vereadores de Niterói. O encontro aconteceu, nesta segunda-feira (16), na sede da Fiperj.
Representando o Poder Legislativo de Niterói, o vereador Andrigo (PDT), que é relator da CPI da Enel na Câmara, detalhou as promessas feitas pela empresa. Ele citou que um dos pontos levantados pela a Enel foi a necessidade de cadastramento dos usuários, para que a equipe técnica possa identificar, de fato, a necessidade de potência dos transformadores.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
O objetivo do cadastro é fazer com que moradores que possuem ligações clandestinas sejam conectados à rede regular da concessionária. A empresa vem apontando as fortes chuvas e os furtos de energia como causas para as interrupções no fornecimento.
“Após esse levantamento, conseguiremos avançar para que Jurujuba receba uma distribuição de energia coerente e de qualidade. Saímos com um compromisso firmado com a ENEL de que Jurujuba receberá substituição de cabos e intensificação da entrega de energia para o bairro”, disse Andrigo.
O subsecretário de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto, cobrou que a empresa apresente, em até 15 dias, o plano de melhoria da rede elétrica em Jurujuba. Peixoto demonstrou apreensão com a situação do fornecimento do serviço na reunião com a iminente chegada do verão, quando o consumo de energia elétrica aumenta.
“Exigimos um prazo de 15 dias para que apresentem um projeto completo de melhoria da rede elétrica daquela região. Afinal, com a chegada do verão, não podemos correr o risco de que os problemas se intensifiquem e prejudiquem ainda mais a comunidade”, explicou o subsecretário.
Problemas persistem
Apesar das promessas feitas durante o encontro, os problemas na localidade persistem. Pelas redes sociais, moradores relataram terem ficado sem luz entre a madrugada de segunda-feira e a manhã de terça. Durante o período, a cidade novamente foi atingida por fortes chuvas, que tem sido apontadas pela Enel como responsáveis pelos constantes apagões.
“Hoje [terça] o bairro todo está sem luz novamente, desde às 3h53 da madrugada. Isso é uma vergonha”, afirmou o morador Waldir Ramos, na manhã desta terça.
A reportagem do FOLHA DO LESTE perguntou à Enel qual o prazo para a realização dessas intervenções, bem como se o fornecimento já foi restabelecido por completo, após as interrupções da última madrugada.
Procurada, a Enel afirmou que, durante a reunião na FIPERJ, em Niterói, a distribuidora esclareceu o impacto da sobrecarga decorrente do elevado número de ligações clandestinas na qualidade do fornecimento de energia em Jurujuba. Além disso, representantes da empresa elencaram as ações que estão em curso para mitigar as ocorrências no local. A primeira delas é o início do cadastramento dos moradores, que servirá de base para a elaboração de um projeto com a intenção de regularizar o fornecimento em imóveis onde há irregularidades no consumo de energia. Após a conclusão desta etapa, a Enel afirmou que vai desenvolver ações de adequação da rede elétrica no bairro. A empresa reforçou ainda a importância de realizar um trabalho em parceria com as autoridades municipais para que os objetivos sejam alcançados.