A novela do poste torto e apodrecido em Itaipu, Região Oceânica de Niterói, continua. A Enel adiou a troca do equipamento, que estava prevista para o último domingo (22). Segundo a empresa, o trabalho será feito na primeira quinzena de novembro.
A precariedade do poste é alvo de reclamações há pelo menos três anos. No último dia 15, o FOLHA DO LESTE publicou a primeira reportagem sobre a situação. Inicialmente, a Enel informou que, naquele dia, enviaria uma equipe ao local.
Todavia, não houve a substituição do equipamento. Já em matéria publicada no dia 2 de outubro, a empresa disse que faria a troca no último domingo. Entretanto, para a surpresa dos moradores, o poste continuou no local, inclinado, oferecendo riscos à segurança.
A Enel afirmou que substituição do poste precisou ser reprogramada para a primeira quinzena de novembro, em função da contingência associada às chuvas que atingiram a cidade em outubro. No entanto, a empresa não estabeleceu uma data específica para realizar o trabalho.
O poste está na reta para cair sobre as lojas”, preocupou-se um comerciante da Região, que se identificou apenas como “Bruno”.
Morador da localidade, Job Júnior, que havia conversado com a reportagem nas matérias anteriores, demonstrou insatisfação com a demora da troca.
Foi dito que o prazo era até o dia 22 para trocar o poste, que segue aqui apresentando perigo. Os clientes do shopping estão com medo. Vão esperar acontecer um acidente grave?”, revoltou-se.
Poste de madeira
O equipamento localizado na esquina da Rua Senador Lúcio Bittencourt, esquina com a Avenida Central (Ewerton Xavier), está entortando há pelo menos três anos. Nos últimos dias, a inclinação aumentou, deixando o poste mais perto de desabar.
O poste é feito em madeira, material orgânico que é suscetível à deterioração por fungos e insetos. Quando a madeira apodrece, torna-se menos forte e mais propensa a quebra. Isso pode representar um risco para a segurança, pois pode fazer com que o poste se incline ou caia.
Outro risco associado aos postes de madeira é o fogo. A madeira é um material inflamável, e um poste de madeira que pega fogo pode causar danos significativos à propriedade e até mesmo ferimentos ou mortes.