O frio chegou em Niterói, mas junto com ele surge a necessidade imperiosa de reforçar o uniforme escolar dos alunos da rede pública. Nesse sentido, a Fundação Municipal de Niterói (FME) informou que deu início à distribuição de uniformes de inverno aos alunos.
+ LEIA TAMBÉM: ► Baleias Jubarte dão espetáculo na Região Oceânica de Niterói
A ação, descrita pela FME como inédita, teve início nesta quinta-feira (20). Segundo o órgão, integram o “kit inverno” casaco e calça, sobretudo para garantir que os estudantes enfrentem os dias frios com mais conforto e segurança.
+ LEIA TAMBÉM: ► Circo para bebês solta os bichos, em São Gonçalo
Inicialmente, foram atendidas as Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) Professora Nina Rita Torres (Piratininga) e Governador Eduardo Campos (Maria Paula). Porém, a FME afirma que a ação alcançará todas as unidades da Rede, incluindo a Educação de Jovens e Adultos e as 20 Creches Comunitárias conveniadas. No total, a rede possui 30 mil estudantes.
Bira Marques, presidente da FME e secretário de Educação de Niterói, acompanhou as primeiras entregas, cuja conquista, em suas palavras, demonstra o compromisso de sua gestão de “oferecer o melhor” às crianças
“Organizamos o nosso planejamento para entregar esses uniformes de inverno, que é inédito na Rede. Agora, os alunos ficarão mais aquecidos nos dias frios. Temos apresentado um trabalho sério para garantir que os nossos alunos tenham todas as condições de frequentar a escola e ter acesso a uma educação de qualidade”, disse Bira Marques.
+ LEIA TAMBÉM: ► Patati Patatá em Niterói: dupla se apresenta na Região Oceânica
Um milhão de peças
Além da entrega dos uniformes de inverno, dados divulgados pela Prefeitura de Niterói revelam que, em 2024, houve a distribuídos mais de um milhão de peças. Dentre elas, uniformes, itens do kit escolar, bem como mochila de costas, para alunos do Ensino Fundamental; e de rodinhas, àqueles da Educação Infantil.
Repercussão positiva
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Na avaliação da diretora da UMEI Governador Eduardo Campos, Adriana Faial, os uniformes de frio corroboram para o cuidado e a atenção necessários à saúde das crianças.
“Elas se encontram em uma fase da vida onde estão desenvolvendo sua imunidade e nessa época muitas acabam adoecendo”, acrescentou a Diretora da UMEI Governador Eduardo Campos, Adriana Faial.
Já a diretora-adjunta da Umei Professora Nina Rita Torres, Giselle Coelho, observa a economia feita pelas famílias com o item.
“O casaco e a calça são muito importantes para os alunos e representam uma economia significativa para as famílias. Além de se sentirem aquecidos durante o inverno, o kit vai permitir que eles circulem pela cidade uniformizados, facilitando a identificação das crianças como alunos da Rede Municipal”, ponderou.