Na manhã desta segunda-feira (21), o governador Cláudio Castro divulgou uma nota oficial após o anúncio de que Papa Francisco morre. O chefe do Executivo do estado do Rio de Janeiro, de confissão católica, expressou pesar e destacou o legado de humildade e coragem deixado pelo pontífice.
Segundo o texto, o papa também se notabilizou por seu esforço contínuo em promover “a fraternidade entre os povos”, postura considerada um marco de sua liderança à frente da Igreja Católica. O presidente Lula também emitiu uma nota.
Prefeito do Rio recorre às redes sociais para agradecer
Eduardo Paes relembrou o papel do papa durante a Jornada Mundial da Juventude
Veja a publicação do prefeito no X
Enquanto o Governo do Estado do Rio se pronunciava por nota, o prefeito da capital, Eduardo Paes, recorreu à plataforma X para deixar seu registro público. No post, ele agradeceu a Francisco pelos ensinamentos que, segundo ele, continuam atuais.
Leia a íntegra da nota de pesar do governador Cláudio Castro:
“O mundo está, hoje, com o coração apertado pela partida do Papa Francisco. O vazio deixado por ele parece insubstituível. Cresci na fé e é como um filho que sinto a perda deste líder religioso tão humilde, querido e corajoso, que dedicou sua vida a levar um sentimento de paz e fraternidade a todos. Francisco iluminou nossas vidas com esperança, amor e misericórdia, aproximando a Igreja de todos os povos.
“Seu exemplo de amor ao próximo e de coragem para enfrentar os desafios nos inspira a seguir com esperança e fé. Inesquecível foi sua visita ao Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013. Seu exemplo nos inspira a construir um mundo mais fraterno e solidário. Sua memória e seu legado de amor permanecerão eternos em nossos corações. Gratidão pela sua missão, amado Francisco!”