Após a vitória sobre o Colo-Colo pela Libertadores na última quarta-feira (12), Fernando Diniz atingiu um retrospecto impecável no comando do Fluminense em competições sul-americanas. Com 69% de aproveitamento, o treinador se consolida como um nome de sucesso na história do clube carioca quando o assunto é torneios continentais.
Ao longo de 26 jogos dirigindo o Tricolor em Libertadores, Sul-Americana e Recopa Sul-Americana, Diniz coleciona 16 vitórias, 6 empates e apenas 2 derrotas. Sob seu comando, o Fluminense conquistou dois títulos internacionais: a Libertadores de 2023 e a Recopa Sul-Americana de 2024.
A estreia de Diniz nas competições da Conmebol aconteceu em 2019, quando comandou o Fluminense em 6 jogos da Sul-Americana. Apesar da curta passagem na época, o treinador obteve um desempenho positivo, com 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota.
►Leia mais notícias sobre Esportes Aqui
Em 2022, em seu retorno ao clube, Diniz assumiu o time na reta final da fase de grupos da Sul-Americana. Com 2 vitórias e 1 empate em 3 jogos, o Fluminense avançou para o mata-mata, mas foi eliminado pelo Corinthians nas quartas de final.
No ano seguinte, o Tricolor conquistou seu primeiro título da Libertadores sob o comando de Diniz. Em 13 jogos, o treinador conduziu o time à glória continental, com 8 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.
Em 2024, a história de sucesso continuou. O Fluminense venceu a Recopa Sul-Americana, contra a LDU, com uma vitória e um empate em 2 jogos. Na Libertadores da América, o time carioca soma 1 vitória e 1 empate em 2 partidas disputadas até o momento.