BrasilSaúde

Dia da Imunização: Vacine-se e proteja você e os outros

Dia da Imunização: Vacine-se e proteja você e os outros

Dia da Imunização: Vacine-se e proteja você e os outros | Tomaz Silva/Agência Brasil

Neste Dia Nacional da Imunização, celebrado em 9 de junho, o Instituto Butantan reforça a importância da vacinação não apenas para o indivíduo, mas para toda a comunidade. Mais do que prevenir doenças graves, as vacinas, quando aplicadas em larga escala, criam um escudo invisível que protege a todos, inclusive aqueles que não podem ser vacinados.

+ LEIA TAMBÉM: ►MEC congela EAD até 2025

Ao se vacinar, você não apenas se protege contra doenças perigosas, como também contribui para a chamada “imunidade de rebanho”. Nesse cenário, a grande maioria da população está imunizada, dificultando a circulação de vírus e bactérias. Isso significa que, mesmo que você entre em contato com alguém doente, o risco de adoecer é muito menor.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) comprovam o poder das vacinas: elas salvaram 154 milhões de vidas e reduziram em 40% a mortalidade infantil nos últimos 50 anos. Um exemplo de sucesso é a erradicação da varíola, doença que matou mais de 300 milhões de pessoas.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece gratuitamente 48 imunobiológicos, incluindo vacinas, soros e imunoglobulinas para todas as idades. As vacinas são seguras, eficazes e representam um dos melhores investimentos em saúde pública, considerando seu custo-benefício.

No Brasil, o Calendário Nacional de Vacinação contempla crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Ao se vacinar, você contribui para a saúde individual e coletiva, protegendo a si mesmo, seus familiares e toda a comunidade.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil