Leste FluminenseSão Gonçalo

Detran.RJ interdita diversos ferros-velhos irregular em São Gonçalo

Detran.RJ interdita diversos ferros-velhos irregular em São Gonçalo

Detran.RJ interdita diversos ferros-velhos irregular em São Gonçalo | Divulgação/Detran.RJ

Um ferro-velho localizado em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foi interditado nesta quarta-feira (25) após a descoberta de um motor roubado em suas dependências. A ação foi realizada por uma força-tarefa do Detran.RJ, composta por policiais civis e militares, como parte de uma operação de fiscalização no bairro de Santa Luzia, onde seis estabelecimentos foram fechados. O foco da operação foi a verificação de ferros-velhos operando sem licenciamento adequado.

+ LEIA TAMBÉM: ►Briga de trânsito termina com acidente de trânsito – Vídeo

Os ferros-velhos interditados, segundo o Detran.RJ, funcionavam de maneira precária e não apresentavam registros para operar, tampouco notas fiscais dos materiais comercializados. Dois dos estabelecimentos também foram autuados por crimes ambientais, na razão do descarte irregular de óleo de motor diretamente no solo, sendo os responsáveis ​​designados à delegacia para prestar esclarecimentos.

A operação, intitulada “Operação Desmonte”, foi realizada na Avenida Júlio Lima, onde os ferros-velhos funcionavam em terrenos invadidos sob torres de transmissão de energia elétrica. De acordo com o Detran.RJ, a ocupação irregular dos terrenos prejudicava a circulação das equipes de manutenção das torres.

“As bases das estruturas eram usadas como prateleiras para pendurar peças de automóveis”, informou o Órgão.

Detran.RJ interdita diversos ferros-velhos irregular em São Gonçalo

Detran.RJ interdita diversos ferros-velhos irregular em São Gonçalo | Divulgação/Detran.RJ

A ação segue ainda com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI

Luiz Coelho, diretor geral das Atividades de Desmontagem do Detran.RJ, explicou que, além da irregularidade do funcionamento sob as torres de energia, os estabelecimentos representavam um risco significativo à segurança pública e ao meio ambiente.

“Encontramos um motor roubado e uma série de infrações ambientais, o que justifica a interdição dos ferros-velhos”, destacou Coelho.

Durante a operação, todas as sucatas e peças de veículos entregues foram apreendidas e encaminhadas para reciclagem em empresas cadastradas pelo órgão. Desde o início de setembro, os estabelecimentos regularizados junto ao Detran.RJ são obrigados a utilizar etiquetas que identifiquem as peças comercializadas, na medida em que visam aumentar a transparência e a segurança nas operações.

Esta ação faz parte de um esforço contínuo da força-tarefa, que foi criada em agosto de 2023 e, até o momento, já concluída em 68 interdições de ferros-velhos e apreensão de cerca de 900 toneladas de sucata. As informações sobre o processo de regularização dos estabelecimentos estão disponíveis no site oficial do Detran.RJ, na aba destinada ao setor de desmontagem.

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *