AmbienteBrasil

Desmatamento no Cerrado supera Amazônia pela primeira vez

Desmatamento no Cerrado supera Amazônia pela primeira vez

Desmatamento no Cerrado supera Amazônia pela primeira vez | Reprodução

O Cerrado brasileiro está em perigo! Pela primeira vez na história, o desmatamento nesse bioma ultrapassou o da Amazônia, tornando-se o mais afetado do país em 2023. Segundo o relatório anual da Rede MapBiomas, divulgado nesta terça-feira (28), mais de 1,11 milhão de hectares de savana foram destruídos no ano passado, um aumento de 68% em relação a 2022.

+ LEIA TAMBÉM: ►JBS doa mil toneladas de alimentos para vítimas das chuvas no RS

Essa devastação representa quase dois terços do desmatamento total do Brasil e cerca de 2,4 vezes a área devastada na Amazônia. Enquanto isso, a floresta amazônica teve uma queda de 62,2% no desmatamento, com 454,3 mil hectares destruídos.

“A cara do desmatamento está mudando no Brasil”, alerta Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas. “Agora, ele se concentra em biomas com formações savânicas e campestres, enquanto diminui nas florestas.”

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Além disso, o desmatamento ilegal continua sendo um problema grave, com mais de 93% da área desmatada no Brasil em 2023 apresentando pelo menos um indício de irregularidade.

Dessa forma, apesar da situação preocupante, há um ponto positivo. Assim, o desmatamento total no Brasil foi reduzido em 11,6% em 2023, pela primeira vez em quatro anos.

+ LEIA TAMBÉM: ►Previsão do Tempo São Gonçalo: Terça-feira, 28 de maio de 2024

Enfim, o governo do presidente Lula se comprometeu a priorizar a proteção ambiental, revertendo as políticas de seu antecessor e combatendo o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Ambiente