
Desfile das escolas de samba do grupo especial passa a ter 3 noites | Agência Brasil
Preparem seus sorrisos, fantasias e samba no pé! O Carnaval do Rio de Janeiro vai ficar ainda mais épico com a novidade anunciada nesta segunda-feira (06): os desfiles do Grupo Especial agora terão três noites!
+ LEIA TAMBÉM: ►Iniciativa cultural promove cinema de rua, em São Gonçalo
Isso mesmo, meus foliões! A partir de 2025, a festa no Sambódromo vai se estender por mais um dia, com apresentações incríveis das nossas queridas escolas de samba em domingo, segunda e terça-feira de folia.

Viradouro, atual campeã do carnaval, não poderá desfilar na mesma noite que Grande Rio e Salgueiro | Créditos: Alex Ferro/Riotur
A decisão foi tomada em conjunto pelos presidentes e representantes das agremiações, durante uma reunião na sede da Liesa. E as agremiações compraram a ideia! Mais tempo para curtir o espetáculo, mais chances de ver sua escola favorita brilhar e, claro, mais samba para embalar a alma!
►Leia mais notícia sobre o Carnaval aqui
E as novidades não param por aí! Dessa forma, a Liesa também pretende garantir que os ingressos fiquem mais acessíveis para todos, com redução no preço das arquibancadas. Assim, ninguém fica de fora dessa festa que é pura magia!
Dentro dessa iniciativa, queremos viabilizar uma redução no preço das arquibancadas, com o objetivo de tornar os ingressos ainda mais acessíveis. Também vamos proporcionar que mais pessoas estejam no Sambódromo em dias diferentes”, disse o presidente da Liesa, Gabriel David.
E tem mais! Para deixar a noite ainda mais animada, a organização vai preparar atrações incríveis para depois dos desfiles, com shows, DJs e muita música para ninguém ficar parado até o amanhecer.
+ LEIA TAMBÉM: ►Palácio Tiradentes comemora 98 anos; festa terá concerto
Em resumo, na nova formatação de programação, quatro escolas se apresentarão em cada noite.
No domingo, dia 2 de março, a festa começa com a Unidos de Padre Miguel, atual campeã da Série Ouro.

Desfile das escolas de samba do grupo especial passa a ter 3 noites, ao passo que a Unidos de Padre Miguel abrirá a primeira delas -| Reprodução/Redes sociais
A noite de segunda-feira (3/3) terá como primeira escola a Unidos da Tijuca, 11ª colocada do Grupo Especial, em 2024.

Unidos da Tijuca, em 2024, quase terminou rebaixada. Agora, a azul-amarelo do Borel abre a segunda noite de desfiles | Alexandre Macieira/Riotur
Assim, na terça-feira, dia 4, a Mocidade Independente, 10ª colocada do último carnaval, abre a noite.

Desfile das escolas de samba do grupo especial passa a ter 3 noites e Mocidade fará a abertura da última delas, na terça-feira (4) | Marco Terranova/Riotur
As demais escolas serão divididas em trincas, e a ordem de desfile terá definição por sorteio no dia 23 de maio. As agremiações que estão na mesma trinca não podem desfilar no mesmo dia. A ideia consiste, sobretudo, em equilibrar todas as noites de desfiles.
Trincas
- Mangueira | Portela | Beija-Flor
- Grande Rio | Viradouro | Salgueiro
- Paraíso do Tuiuti | Vila Isabel | Imperatriz Leopoldinense
Desfile das Campeãs
Não houve alteração com relação ao Desfile das Campeãs. Dessa forma, as seis primeiras colocadas voltam a desfilar, na noite de sábado (8/3).
Escolas de Samba Mirins
As agremiações mirins, que estavam desfilando na terça-feira de carnaval, ainda terão novo dia de apresentação definido, futuramente.
Julgamento
A apuração das notas continuará acontecendo na quarta-feira de Cinzas. Porém, os julgadores terão de entregar os mapas de apuração ao final de cada dia de apresentação e não mais no final do último dia de desfiles. Exceto, por óbvio, no desfile de terça-feira.