Derrota da 777: Justiça mantém controle do futebol do Vasco com o clube

Clube vence disputa jurídica e segue controlando a SAF; crise financeira da 777 pesou na decisão | Vasco da Gama

O Vasco da Gama seguirá no comando da própria SAF. A Justiça do Rio manteve, nesta quarta-feira (28), a liminar que suspendeu o contrato com a 777 Partners e devolveu o controle do futebol ao clube associativo.

A decisão partiu da 20ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio. Por unanimidade, os desembargadores acompanharam o voto do relator, Cesar Cury, que negou o recurso da 777. A empresa americana havia tentado retomar a gestão alegando nulidade na decisão anterior, bem como prejuízos aos compromissos financeiros firmados.

Apesar disso, prevaleceu a tese de que a 777 violou cláusulas contratuais de forma reiterada e atravessa uma grave crise financeira. Principalmente, que teriam reflexos diretos no desempenho e na segurança institucional do clube. Em resumo, a liminar concedida em maio de 2023, agora está respaldada em segunda instância.

A diretoria do Vasco, presidida por Pedrinho, reassumiu o controle da SAF desde então. A manutenção da medida reforça o poder da agremiação no futebol, assim como detém autonomia para tomar decisões estratégicas neste momento decisivo da temporada.

No recurso, a 777 alegou que a matéria deveria ser tratada por arbitragem e não pela Justiça comum. Além disso, também apontou a necessidade de honrar compromissos com investidores e de manter salários em dia. Todavia, os argumentos não convenceram o colegiado.

A disputa jurídica ganhou atenção nacional e pode abrir precedente sobre o modelo de venda de clubes a investidores estrangeiros. O caso do Vasco, diferentemente de outros times com SAFs no Brasil, mostra que a relação entre capital e gestão pode ruir sem transparência e solidez.

O processo tramita sob o número 0038070-47.2024.8.19.0000 e ainda pode ser alvo de novos recursos.

+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Comments are closed.

Você também pode gostar!