
Talíria sofre ataque racista e ameaça de morte – Vídeo | Reprodução
Nesta segunda-feira (29), a deputada federal Talíria Petrone (Psol), candidata a prefeitura de Niterói, recebeu um ataque racista, juntamente com uma ameaça de morte. O crime aconteceu através de mensagem enviada aos e-mails institucionais da parlamentar.
Segundo Talíria, o criminoso está exigindo que ela renuncie ao seu mandato de deputada federal, assim como desista disputar a eleição para a Prefeitura de Niterói. Ele ainda fez ameaças à sua família e a chamou de “macaca fedorenta” – expressão racista repugnante.
Muito abalada, ela classificou a mensagem como “impactante”.
“O criminoso disse textualmente: Talíria Petrone, sua macaca fedorenta, a milícia tem que te colocar no caixão. Se você não renunciar ao seu mandato de deputada e à sua candidatura a prefeita de Niterói e abandonar a política, eu vou te matar”, reproduziu, abalada.
A deputada disse ainda que o marginal cita seus endereços, bem como detalhes de sua rotina pessoal e profissional. Entretanto, as menções feitas aos seus filhos mexeram demais com o lado maternal de Talíria, causando-lhe gravíssima perturbação.
“Como se não bastasse, ele cita nominalmente cada um dos meus filhos, o que mexeu muito comigo. Quem é mãe, pode imaginar”
+ LEIA TAMBÉM: ► Niterói terá VLT; conheça o projeto e bairros
+ LEIA TAMBÉM: ►Ônibus de turismo sofre pane e é destruído por trem – VÍDEOS
Próximos passos
Talíria disse que está acionando todas as autoridades competentes e todas as medidas cabíveis contra quem lhe ameaçou, apesar de não ter feito nenhuma menção sobre sua possível identidade. E disse ter um recado muito firme para dar ao criminoso. E que o mesmo vale para qualquer pessoa que ouse lhe intimidar ou a qualquer outra mulher ou pessoa negra na política.
“Nós não vamos recuar. Nós vamos dobrar a nossa força. Eles não querem mulheres na política, nós vamos dobrar nosso tamanho. Eles não querem pessoas negras na política, nós vamos dobrar nosso tamanho. Eles querem que a gente renuncie nosso mandato, nossa candidatura à prefeita, nós vamos dobrar o tamanho da nossa candidatura”, frisou
Por fim, Talíria disse tal ataque atinge, sobretudo, toda a democracia, que para ela está pronta para ter mais deputadas, prefeitas, governadoras. Inclusive, para ter uma mulher negra presidindo o país.
“Nunca foi tão importante apoiar candidaturas de mulheres, candidaturas de mulheres negras. A gente precisa de paz na política. E não há paz, enquanto nós mulheres, nós, pessoas negras, não pudermos fazer política em paz. A gente sabe que a divergência faz parte da política, deve ser celebrada. A violência, jamais”, concluiu.
Bancada do Psol-Niterói manifesta apoio a Talíria

Bancada do Psol com Talíria, vítima de ataque racista e ameaça de morte – Vídeo | Reprodução
Benny Briolly (Psol), vereadora em Niterói e postulante a reeleição, disse saber bem o que as ameaças feitas a Talíria significam. Principalmente, em razão de diversas violências de gênero que sofreu ao longo de seu mandato.

Vereadora Benny Briolly enfatiza que estará ao lado de Talíria, em uma campanha ainda mais forte | Reprodução
“Não iremos tolerar e abaixar a cabeça pra tamanho absurdo. O projeto político que temos Talíria representa o nosso povo, todos aqueles e aquelas que acreditam em um mundo melhor para os nossos e as nossas. Nossa luta é muito maior do que imaginam, quando tentam nos derrubar, eles também mexem com todos os movimentos que representamos. Por isso é que estaremos juntas, de mãos dadas, pra fazer uma campanha ainda mais forte. Não seremos intimidadas, continuaremos fazendo o nosso trabalho”, afirmou Benny.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
O vereador Paulo Eduardo Gomes (Psol), igualmente candidato a reeleição, manifestou apoio à Talíria.

Vereador Paulo Eduardo Gomes reproduz fala de Talíria: “não vamos recuar” | Reprodução
“Não admitiremos intimidação e não vamos recuar. Continuaremos com nossa atuação propositiva e fiscalizadora. Não vão nos calar! Toda solidariedade e força para a querida companheira Talíria Petrone”, disse.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Professor Túlio, também vereador e candidato a reeleição, classificou como grave a ameaça de morte feita à Talíria.

Professor Túlio, com Talíria, vítima de ataque racista e ameaça de morte – Vídeo | Reprodução/@olhepramim(Instagram)
“Toda minha solidariedade a minha amiga Talíria Petrone e sua família. Não vamos recuar! Vamos derrotar o ódio em Niterói”, declarou.