Brasil

Defesa Civil soa alerta em Alagoas por inundações

Defesa Civil soa alerta em Alagoas por inundações

Defesa Civil soa alerta em Alagoas por inundações | Reprodução/X

Desde segunda-feira (06), Alagoas está sob o aguaceiro! As fortes chuvas não dão trégua e colocam o estado em alerta máximo. Rios transbordam, lagoas sobem de nível e o risco de deslizamentos e alagamentos é iminente.

+ LEIA TAMBÉM: ►Fluminense planeja ações para ajudar o RS

Os rios Jequiá e Conduípe já apresentam pontos de transbordamento em Jequiá da Praia e Feliz Deserto. Os riachos Jacarecica e Silva também estão em elevação e podem transbordar a qualquer momento.

► Leia mais notícias sobre Brasil aqui

Os rios Coruripe e Piauí também estão com o volume de água em alta, devido ao escoamento das águas a montante. A atenção das autoridades está redobrada para essas áreas.

A Lagoa Manguaba, a maior do estado, com 42 quilômetros quadrados, também está subindo de nível. Na manhã de terça-feira (07), a medição indicava 210 centímetros (cm), apenas 60 cm abaixo da cota de transbordamento em Marechal Deodoro.

A Semarh alerta que as chuvas podem persistir até quarta-feira (08), com os maiores acumulados no litoral norte, na região metropolitana de Maceió e na Zona da Mata. Nas demais regiões, como Agreste e Baixo São Francisco, também há previsão de chuvas intensas.

► Leia mais notícias sobre Brasil aqui

Além de alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, as chuvas aumentam o risco de deslizamentos em áreas de encosta. A Defesa Civil pede atenção redobrada e recomenda que as pessoas evitem essas áreas.

+ LEIA TAMBÉM: ►Suspeito de ameaçar deputadas mineiras é preso

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas para Alagoas: um amarelo, de acumulado de chuvas para o sertão, e três de perigo, com acumulados entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios.

Os alertas:

  • Amarelo: Sertão alagoano.
  • Perigo: Regiões com áreas de risco.

Validade dos alertas: Até quarta-feira (08).

Partes de Pernambuco e Sergipe também estão sob alerta do Inmet para chuvas intensas.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil