A Defesa Civil de Niterói está em alerta desde a manhã desta sexta-feira (4) por causa da previsão de chuvas intensas. O município entrou em estágio de Atenção às 6h50, devido à chegada de uma frente fria ao Estado do Rio de Janeiro. Às 22h15, Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Defesa Civil de Niterói informou que havia deslocamento de núcleos de chuva do oceano para a cidade.
Monitoramento preventivo e ações emergenciais
O CMO informa que está acompanhando, de modo permanente, a evolução das previsões climáticas, ao passo que a previsão indicou, ao longo desta sexta-feira, altos volumes de chuva até o domingo. Por conta disso, as equipes da Defesa Civil de Niterói seguem mobilizadas durante todo o fim de semana.
Mais cedo, durante reunião do Gabinete de Prevenção de Chuvas, a prefeita em exercício, Isabel Swan, destacou a necessidade de planejamento integrado.
“Tivemos um volume alto de chuva em pouco tempo na parte da manhã. Organizamos os procedimentos para minimizar riscos e ter um plano de ação eficiente para a cidade”, afirmou.
Bairros com maior volume de chuva
Durante a madrugada de sexta-feira (4) e ao longo do dia, até às 17h, os maiores índices de precipitação em 30 minutos tiveram registro no Morro do Palácio (23,0 mm). De igual forma, bairros como Piratininga (20,8 mm), Maravista (19,4 mm) e São Francisco 1 (13,6 mm) também registraram elevado volume pluviométrico.
O secretário-adjunto da Defesa Civil, coronel Wallace Medeiros, explicou que a equipe segue em prontidão.
“Os transtornos da manhã foram, basicamente, situações de trânsito. Temos protocolos específicos para dar a melhor resposta possível no menor período de tempo”, afirmou.
Ações de resposta e suporte à população
Segundo o secretário Executivo da Prefeitura, Felipe Peixoto, o município está preparado para adotar todas as providências necessárias para mitigar os efeitos das chuvas.
“Todas as secretarias estão mobilizadas para atuar no que for necessário”, disse.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
As equipes das secretarias de Assistência Social, Conservação, Ordem Pública, além da Companhia de Limpeza (Clin) e NitTrans, estão de prontidão. Para evitar entupimentos, a coleta de lixo domiciliar foi antecipada das 20h para as 18h.
A Defesa Civil de Niterói mantém um plantão de 24 horas com envio de alertas por SMS (40199), WhatsApp e pelo aplicativo Alerta DCNIT.
Recomendações de segurança para a população
A Defesa Civil alerta para as seguintes orientações:
-
Moradores de áreas de risco devem observar sinais de deslizamentos e buscar abrigo seguro.
-
Em locais seguros, a orientação é permanecer até que os alertas sejam suspensos.
-
Evite transitar por ruas alagadas e perto de canais, córregos ou rios.
-
Durante ventos fortes ou raios, mantenha distância de árvores, postes e áreas abertas.