Leste FluminenseMaricá

Defesa Civil de Maricá treina jovens no mar com Body Surf

Defesa Civil de Maricá treina jovens no mar com Body Surf

Defesa Civil de Maricá treina jovens no mar com Body Surf | Anselmo Mourão/Prefeitura de Maricá/Divulgação

Neste sábado (08/06), as areias de Itaipuaçu vibraram com a segunda fase do projeto Body Surf Salva, agora em ritmo de “intensivão” e com aulas todos os sábados.

+ LEIA TAMBÉM: ► Crianças de Maricá conquistam direito à bicicleta compartilhada

Na manhã ensolarada, 134 alunos, entre 15 e 21 anos, mergulharam em um mar de aprendizado, desbravando as técnicas de flutuação, controle da respiração e natação. Tudo sob a tutela da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Proteção e Defesa Civil.

+ LEIA TAMBÉM: Conferência Nacional das Cidades chega a Maricá dia 11

Desse modo, botes, motos aquáticas e parte do efetivo do órgão garantiram a segurança e o suporte necessário para essa jornada aquática.

Para Valdeci Trindade, coordenador geral do projeto, o Body Surf Salva transcende as ondas.

“Ensinamos técnicas de salvamento aquático, mas também oferecemos um espaço para o desenvolvimento pessoal, disciplina e responsabilidade”, destaca.

+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI

 

Raquel Lima, coordenadora do projeto, complementa a visão de Valdeci e ressalta o impacto positivo que a iniciativa exerce na vida dos alunos.

“O retorno que recebemos dos pais deles é que o comportamento melhorou em casa e como o respeito aumentou também. Eles aprendem muita disciplina aqui”, pontuou.

Defesa Civil de Maricá treina jovens no mar com Body Surf | Anselmo Mourão/Prefeitura de Maricá/Divulgação

Defesa Civil de Maricá treina jovens no mar com Body Surf | Anselmo Mourão/Prefeitura de Maricá/Divulgação

Superando medos e conquistando sonhos

Entre os alunos, surgem histórias de superação, bem como sonhos. Miguel Oliveira Pereira, de 14 anos, morador de Itaboraí, por exemplo, confessa  que o contato com o mar era quase inexistente.

“O curso é bom para a gente poder se virar melhor e sair do mar sem atrapalhar os guarda-vidas”, disse o jovem, que foi junto com a prima Liriel da Rosa, moradora de Itapeba.

Liriel, aos 21 anos, busca, subretudo, superar o medo de entrar nas águas.

“Normalmente fico só na beirinha. Tomara que isso seja uma superação para mim”, confessa com esperança.

Todavia, há quem já tenha mais intimidade com o mar. Caso de Luyza Reis, de 16 anos e moradora de Ponta Negra,

“Para mim foi uma experiência nova e muito interessante, principalmente porque eu quero seguir essa carreira de guarda-vidas. Estou achando muito bom”, avalia com entusiasmo.

Campeões do bodyboarding guiando o futuro

A equipe de instrutores do Body Surf Salva conta com dois campeões da modalidade: Leonardo Moura, ostentando em seu currículo 15 títulos, um deles mundial, e experiência em competições na Indonésia, e João Pedro Poggi, outro surfista experiente.

“É importante trazer o nosso conhecimento sobre o mar e também colocar esses meninos e meninas no caminho do bem” afirma Leonardo, com convicção.

João Pedro, por fim, complementa a mensagem:

 “Estamos oferecendo nossa orientação para que eles tenham autonomia para entrar e sair com tranquilidade, evitando armadilhas como as correntes de retorno”, ressalta.

+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

Previsão do tempo Niterói: segunda-feira, 3 de junho de 2024

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *