A senadora Damares Alves, do partido Republicanos-DF, anunciou que votará contra a indicação de Cristiano Zanin para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF). Zanin foi nomeado pelo ex-presidente Lula para o cargo. Em suas declarações, Damares se posicionou contrariamente à possível aprovação do nome de Zanin pelo Senado, argumentando que, caso aconteça, ela somente poderá orar para que sua atuação como juiz seja justa e imparcial.
COMUNICADO
Venho informar aos amigos, aos irmãos, aos correligionários e também aos adversários, que nem tentem falar comigo sobre a indicação do Dr. Zanin para o STF.
Que fique claro desde já que meu voto será NÃO e nada, nem ninguém, me fará mudar!
Por favor, não… pic.twitter.com/WBoZiMIMgM
— Damares Alves (@DamaresAlves) June 10, 2023
Mesmo com a indicação do ex-advogado do presidente Lula ao STF, o jurista não deve encontrar grandes resistências no plenário do Senado Federal. Rodrigo Pacheco, presidente da Casa Alta, já declarou publicamente que seu posicionamento será de pacificação em relação à nomeação de Cristiano Zanin.
Vale lembrar que Zanin atuou na defesa do presidente petista em diversos casos, inclusive durante os processos da Operação Lava-Jato. Além disso, o jurista também representa familiares de Lula em outros casos julgados pelo STF.
Fiel ao tom profissional, o texto destaca as informações mais relevantes acerca da posição da senadora Damares Alves em relação à indicação de Cristiano Zanin ao STF e apresenta de forma neutra a perspectiva do presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco, acerca do assunto.