Com o Carnaval e o calor intenso deste ano, é imprescindível atentar para a alimentação e hidratação, sobretudo ao curtir os blocos e desfiles sob o sol escaldante. Além disso, as elevadas temperaturas podem ocasionar mal-estar, cansaço e desidratação. No entanto, ao seguir orientações específicas, é plenamente possível desfrutar da folia sem comprometer a saúde.
A nutricionista Gabrielle Lacerda, da Clínica Niterói, destaca a importância de intensificar a hidratação durante os dias quentes.
“Com o aumento da temperatura, perdemos mais líquido devido ao suor, portanto, é fundamental aumentar a ingestão de líquidos. Além da água, é recomendado consumir água de coco, chás gelados e sucos de frutas”, ressalta Gabrielle.
Frutas Cítricas e Outras Opções Refrescantes para Hidratação e Imunidade
Além disso, ela também destaca o papel das frutas cítricas, como laranja e limão, que, além de serem hidratantes, são ricas em vitamina C, contribuindo para a imunidade.
Quanto às refeições, Gabrielle sugere optar por saladas com variedade de folhas e tomate. Além disso, incluir proteínas magras como frango e peixe é uma excelente escolha.
“Para satisfazer aquela vontade de doce, o sorvete caseiro feito com iogurte natural batido com frutas é uma alternativa refrescante e saudável”, complementa a nutricionista.
Gabrielle alerta para a necessidade de verificar a procedência dos alimentos vendidos, evitando frituras gordurosas, alimentos pesados e bebidas alcoólicas.
“Procure consumir sorvetes de frutas à base de água de boa procedência e evitar os horários de sol forte”, aconselha.
As crianças têm uma proporção maior de água no corpo, o que torna a perda de líquidos mais perigosa. Já os idosos, por sua vez, tendem a perder líquidos em uma taxa mais elevada, o que exige reposição constante.
Para quem quer praticidade sem comprometer a saúde no verão e durante o Carnaval, os alimentos congelados são ideais. Denise Gomes, chefe de cozinha do restaurante Alecrim, em Icaraí, ressalta que eles preservam os nutrientes e evitam desperdícios, especialmente em climas quentes onde fungos e bactérias se proliferam rapidamente.
“A demanda por refeições congeladas aumenta durante os feriados, pois as pessoas querem uma alimentação saudável e prática. Por isso, disponibilizamos kits promocionais que facilitam a rotina das pessoas, garantindo uma alimentação sem glúten ou ultraprocessados”, destaca Denise.