
Cristo Redentor será iluminado em verde para celebrar o Dia do Esperanto | Divulgação
O Cristo Redentor será iluminado em verde neste domingo (15), às 19h30, para celebrar o Dia do Esperanto. A cor simboliza a bandeira do movimento que defende o uso do Esperanto como segunda língua internacional.
+ LEIA TAMBÉM: ►Ataque a tiros em bar de Nova Iguaçu deixa quatro mortos
A iniciativa conta com o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro e do reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Padre Omar.
A iluminação do monumento, que é um dos símbolos mais conhecidos do Brasil, destaca a importância da língua na promoção de relações culturais neutras entre diferentes povos.
O significado do Esperanto
O Esperanto é uma língua neutra, criada para facilitar a comunicação internacional sem privilegiar falantes de idiomas nacionais. A ideia foi desenvolvida pelo oftalmologista polonês Lázaro Zamenhof, que publicou o primeiro livro sobre a língua em 1887.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Atualmente, o Esperanto tem adeptos em mais de 120 países e é reconhecido em plataformas como Google Tradutor, Facebook e Wikipedia. Além disso, a língua está presente em programas semanais da Rádio Vaticana e é utilizada em distribuições do sistema operacional Linux.
Ações de conscientização
Walter Fontes, falante de Esperanto de Niterói, é o responsável pela iniciativa de iluminar o Cristo Redentor. Ele também promoveu diversas ações para divulgar a língua, como o uso de painéis luminosos na Ponte Rio-Niterói e uma faixa aérea sobre a orla carioca.
+ LEIA TAMBÉM: ►Festa da Família marca encerramento do Aprendiz Musical em Niterói
Outra ideia foi a realização de uma feira de livros em Esperanto, organizada na saída do Terminal de Barcas, em Niterói. As ações reforçam o compromisso de disseminar o idioma e sua proposta de união entre culturas.
Um marco histórico
O Dia do Esperanto, comemorado em 15 de dezembro, homenageia o nascimento de Zamenhof, em 1859. Apesar de ter enfrentado censura durante as guerras mundiais, a língua sobreviveu e hoje é usada em diversas iniciativas culturais e tecnológicas.
A iluminação do Cristo Redentor simboliza o reconhecimento do valor do Esperanto como ferramenta de união e compreensão entre povos de diferentes culturas.