Alunos da rede estadual de educação terão, nesta semana, aulas de reposição devido à recente greve dos profissionais da educação. Entretanto, no primeiro dia de aulas, nesta segunda-feira (10), boa parte não teve acesso ao transporte gratuito e almoço servido.
Isto aconteceu porque, como tecnicamente está em vigor o período de férias, os cartões RioCard ficam bloqueados. Além disso, merendeiras de diversas escolas estão em férias.
No Colégio Estadual Almirante Tamandaré, na Região Oceânica de Niterói, por exemplo, a direção emitiu um comunicado afirmando que não seria servido almoço, apenas o lanche no recreio, além de alertar que o cartão de transporte não poderia ser utilizado.
A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) admitiu o problema e afirmou que, até quarta-feira (12), todas as questões relacionadas a este tema serão solucionadas e a situação será normalizada.
Sobre a alimentação, as escolas estão se organizando para ajustar esta situação de forma alternativa, ressaltando que os estudantes estão tendo merenda em todas as unidades. Em relação ao transporte, as empresas já foram comunicadas sobre esta reposição de aula e os motoristas, orientados a liberar o acesso aos alunos. Em caso de problemas, os pais, alunos ou responsáveis deverão registrar a ocorrência no Fale ônibus ou Detro, informando a linha, o local e o horário do ocorrido”, informou a Seeduc.
O órgão estadual afirmou que planejou, dentro da proposta apresentada pelo SEPE-RJ, o cronograma de reposição das aulas, começando nesta segunda-feira (10), e, mesmo havendo alguns problemas pontuais, todos foram solucionadas para melhor atendimento da rede e dos alunos.
Foco no Enem
Por fim, a Seeduc ressaltou que as aulas estão sendo repostas neste período, presencialmente, para que os alunos, já tão prejudicados pela recente pandemia e pela paralisação de parte dos profissionais de educação, possam se preparar, sem que haja perdas pedagógicas, considerando que estamos a 120 dias da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).