A Câmara Municipal de Saquarema prorrogou, até o final de outubro, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura irregularidades nos serviços da Enel. A concessionária de energia elétrica é alvo de constantes reclamações de moradores da cidade.
Os trabalhos da CPI foram prorrogados até o dia 28 de outubro. De acordo com o presidente da comissão, vereador Abraão da Melgil (União), a extensão do prazo possibilitará a elaboração e apresentação do relatório e a realização de novas diligências.
“Os membros da CPI entendem que o curto espaço de tempo restante, não permitirá a elaboração e emissão do Relatório Final. Prorrogamos o prazo desta CPI por mais 30 dias, prazo que julgamos ser suficiente para a apresentação do Relatório e caso necessário, de novas diligências”, explicou.
“Leia mais notícias de Saquarema aqui”
Originalmente, o relatório da CPI estava previsto para ser apresentado no último dia 21. Contudo, o presidente destacou que o alto volume de denúncias apresentadas aos parlamentares que compõem o colegiado fez necessária a prorrogação do prazo final dos trabalhos.
“Os vereadores analisaram os documentos que foram anexados, as denúncias enviadas, os depoimentos prestados pelas autoridades, pelos consumidores, pelos representantes da concessionária de serviços Enel, as indagações feitas pelos representantes da sociedade civil, entenderam ser necessária à dilação do prazo”, acrescentou o parlamentar.
Reclamações
Há duas semanas, houve registros de locais que ficaram até cinco dias sem luz em Saquarema. A Rua Golf Clube, em Itaúna, chegou a ficar sem luz entre os dias 11 e 15 de setembro.
Também houve relatos de longos períodos sem luz nos bairros Guarani e Serra do Mato Grosso. De acordo com os moradores, a inconstância no fornecimento durou cerca de 24 horas.
“Leia mais notícias de Saquarema aqui”
Na ocasião, a Enel informou que rajadas de ventos de até 60km/h atingiram o município de Saquarema nos dias citados, causando o impacto de objetos e vegetação na rede elétrica.
No dia 24 de julho, o problema aconteceu em um poste, na Praça Santo Antônio, em Bacaxá, que ficou em chamas. Cinegrafistas amadores registraram o momento em que o fogo consumia os fios. Os problemas fizeram moradores divulgarem um abaixo-assinado, com o objetivo de pressionar a concessionária a melhorar os serviços.
[…] Não é apenas Niterói que possui uma CPI para apurar eventuais falhas na prestação de serviço d… Nos últimos meses, moradores fizeram dezenas de reclamações ao colegiado. […]