Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram mais de 900 resgates no litoral do Rio de Janeiro durante este último fim de semana. Com temperaturas altas e até um novo recorde de calor, atingindo 42,5°C, banhistas procuraram as praias da cidade, ignorando as sinalizações de risco de afogamento devido ao mar revolto.
No sábado, foram feitos 500 resgates marítimos em todo o estado, com destaque para a região de Copacabana, onde ocorreu o maior número de ocorrências. Os guarda-vidas da corporação já realizaram mais de 1,4 milhão de ações preventivas e mais de 21 mil salvamentos marítimos apenas este ano.
Devido ao aumento drástico dos resgates marítimos e ao calor intenso, o Corpo de Bombeiros antecipou o início da Operação Verão 2023/2024 para este domingo. Durante esse período, até março de 2024, a corporação irá reforçar as medidas de prevenção e salvamento em praias, rios, lagoas e lagos, devido ao grande aumento de banhistas e embarcações.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
O planejamento inclui a ampliação do efetivo de guarda-vidas em cerca de 20%, a compra de novas viaturas e equipamentos. Foram adquiridas 91 motos-aquáticas, dois sonares Side Scan para buscas subaquáticas e um drone para emitir alertas sonoros aos banhistas em situação de risco no mar. Esses investimentos totalizam mais de R$ 31 milhões.
Além disso, foram comprados capacetes de salvamento, barracas, cadeiras de praia, máscaras de ventilação, rádios, botes infláveis avançados, quadriciclos e diversos outros equipamentos. Quatro embarcações de médio porte, 43 botes infláveis de resgate, garrafas térmicas e geladeiras também estão sendo adquiridos para reforçar os postos de salvamento.